Moradores do Parque Residencial das Flores, em Anápolis, procuraram a Rádio São Francisco no começo do mês de outubro para pedir ajuda quanto a um problema que há muito tempo os incomoda: um terreno que é utilizado como “lixão” tanto por empresas quanto por particulares.
Conforme os moradores, carros e caminhões frequentemente vão ao local para deixar entulhos e outros tipos de lixo, causando mau odor, focos de mosquitos da dengue e proliferação de pragas urbanas. Além disso, o terreno fica próximo às margens do Rio das Antas.
Esta é a segunda vez que moradores do Parque Residencial das Flores acionam o jornalismo da São Francisco FM para falar do problema, que persiste.
Veja o vídeo:
Versão da Prefeitura de Anápolis
Em nota, a Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos afirmou que o descarte de Resíduo de Construção Civil (RCC) é permitido neste e em outros terrenos previamente determinados, devido a um acordo com o Ministério Público.
O descarte de lixo comum no local, no entanto, é proibido e pode provocar a contaminação do solo e das águas no local. “Tal contaminação quando verificada torna-se objeto de fiscalização por parte da Prefeitura, sujeitando os infratores aos procedimentos legais previstos”, diz a Prefeitura.
“Nossas equipes estiveram hoje no local [2/10] e encaminharam a demanda para a equipe de fiscalização de meio ambiente da Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano para as providências cabíveis”, ressalta ainda.