A Polícia Civil investiga a misteriosa morte de Thiago Foloni Silva, de 29 anos, ocorrida em Barreiras (BA). O corpo do jovem foi encontrado no domingo (11) dentro de um porta-malas de um Chevrolet Opala e assustou o dono do veículo, que chamou as autoridades. A ocorrência agora investiga as circunstâncias que levaram à morte do jovem.
O proprietário do Opala relatou à polícia que, no dia anterior, levou o carro até uma concessionária com a intenção de vendê-lo. Sem negociações, ele buscou o automóvel posteriormente e o estacionou em frente a sua residência. Já no domingo (12), ao realizar vistoria de rotina, encontrou o corpo do porta-malas.
Em depoimento, o dono do carro afirmou não conhecer Thiago e disse não ter ideia de como ele poderia ter entrado no veículo. Reforçou ainda que o porta-malas costumava apresentar problemas para fechar completamente.
Como Thiago Foloni entrou no porta-malas do Opala?

Imagens obtidas por câmeras de segurança respondem um dos principais questionamentos do misterioso caso: o jovem entrou voluntariamente no porta-malas. Enquanto o Opala se movia em baixa velocidade no estacionamento da concessionária, Thiago Foloni aproveitou uma abertura repentina do bagageiro e adentrou. O motorista não percebeu a ação.
Antes disso, o condutor havia aberto o porta-malas para pegar um pouco de gasolina, provavelmente para o carburador do veículo. Como o compartimento não fechou completamente — devido à idade e ao estado do carro —, a tampa abriu durante a movimentação. Foi nesse momento que Thiago correu e se colocou no espaço traseiro, travando-o em seguida.
Linhas de investigação
Apesar da filmagem indicar que Thiago entrou por conta própria no compartimento, a polícia ainda busca entender os motivos que o levaram a essa atitude. Um amigo do jovem, que o recebia em Barreiras, relatou à equipe de investigação que Thiago fazia tratamento psiquiátrico e estaria passando por um surto no dia do ocorrido. Inclusive, segundo relatos de prestadores de serviço da concessionária, teria mostrado interesse em adquirir o Opala momentos antes.
As possíveis causas da morte:
-
Inalação de monóxido de carbono liberado pelo motor do carro;
-
Asfixia devido à permanência no espaço confinado do porta-malas;
-
Ingestão de gasolina, já que um recipiente com o combustível foi encontrado junto ao corpo.
O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, onde passa por exames de necropsia e toxicológico. O laudo deverá indicar a causa da morte e pode ajudar a esclarecer o que motivou o comportamento de Thiago. O caso segue sob investigação.