O problema do abastecimento com água turva e suja fornecida pela Saneago segue recorrente nas casas em Anápolis. A concessionária frisou em outras oportunidades que a situação seria algo ‘pontual’, porém as reclamações da população atestam justamente o contrário: um problema frequente e que tem afetado diversas regiões da cidade. Agora, os poderes Executivo e Legislativo efetuaram cobranças mais ferrenhas para a empresa.
“Desde o ano passado, final do ano, que está essa polêmica. Eu até pensei que eu estava manchando as roupas com um amaciante. Mas aí fui descobrir a danada da água“, comentou Monalisa Uessugi, moradora de Anápolis e uma das muitas afetadas pelo problema, ao repórter Jonathan Cavalcante.
Márcio Corrêa (PL) criticou o serviço prestado na cidade, mencionando que o lucro mensal da concessionária com Anápolis é de cerca de R$ 25 milhões. Ele também disse que o problema relacionado ao abastecimento precário de água foi debatido em reunião com Ricardo Soavinski, presidente da Saneago, na última semana, e que soluções serão providenciadas.
Porém, as reclamações do prefeito não ficaram somente no campo da água suja e turva. A universalização do esgoto e os reparos em vias com buracos abertos pela Saneago, contudo, foram outros serviços mencionados e que, na visão de Corrêa, necessitam de melhorias e avanços significativos. Caso o cenário atual não passe por mudanças, segundo Corrêa, uma audiência conjunta com a Saneago e o governador Ronaldo Caiado (União) será marcada.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Rádio São Francisco 97.7 FM (@saofrancisco97fm)
Os buracos abertos pela concessionária, inclusive, geraram multas salgadas por meio da Agência Reguladora Municipal (ARM). Além das citadas na reportagem da São Francisco, outras penalidades foram emitidas para a Saneago em virtude da qualidade da água.
Cobrança na Saneago acontece também no Legislativo de Anápolis
Assim como no Executivo, cobrança junto a Saneago acontece também no Poder Legislativo. A presidente da Câmara Municipal, a vereadora Andreia Rezende (Avante), solicitou esclarecimentos e soluções concretas à concessionária para a próxima segunda-feira (27). “Já deixou de ser um problema pontual e esporádico para ser um problema de todos os bairros da cidade de Anápolis”.
“Acredito que esse é um dos maiores problemas que nós estamos enfrentando hoje na cidade. A água potável é um serviço essencial e a água que tem chegado hoje nas torneiras não é uma água potável, não é uma água digna desses anapolinos e anapolinas”, complementa Andreia em entrevista exclusiva ao São Francisco News.
Por fim, ela cita que a persistência do problema por tanto tempo motiva o Legislativo em buscar formas de compensar o consumidor. A vereadora citou o caso de uma moradora de Anápolis com faturas mensais da Saneago superiores a R$ 400, mas que segue pagando o débito mesmo sendo afetada pelo problema da água turva e suja diariamente.
Leia mais:
Moradores de Anápolis denunciam ‘golpe perfeito’ ao pagarem faturas falsas da Saneago