ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 16/06/2025 - 11:02
foto de máquinas trabalhando em estrada de chão
Obras perduram por mais de uma década em Anápolis (Foto: Goinfra)

Após mais de uma década de entraves, duas das obras mais problemáticas de Anápolis parecem estar com ‘os dias contados’. A previsão de conclusões foi dado pelo presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Pedro Sales, em entrevista ao Painel DM na sexta-feira (13), afirmou que as entregas do Aeroporto de Cargas e o Anel Viário do Distrito Agroindustrial (Daia) serão prioridades até o fim da gestão de Ronaldo Caiado (UB).

Expectativa de funcionamento parcial do Aeroporto de Cargas de Anápolis

Desde que foi para as mãos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a Infraero, o Aeroporto de Cargas ainda “não decolou”. O governo estadual já havia até exposto insatisfação com a estatal e cogitado retomar controle do ponto.

Entretanto, mesmo com as divergências, as partes parecem caminhar para um desfecho: a Goinfra realizará obras de compensação ambiental para que a Infraero conclua uma parte do aeroporto.

foto do aeroporto de cargas de anápolis
Infraero retomou gestão do aeroporto no último ano (Foto: Reprodução)

“Acredito que a Goinfra faz essa compensação ambiental e a Infraero faz investimento na pista para que ela funcione parcialmente. Já haverá possibilidade de pousos e decolagens de jatos executivos e, eventualmente, de aeronaves como o C-30”.

O representante do governo estadual afirmou que as obras ambientais iniciam em julho e a previsão de funcionamento parcial fica para 2026.

A reforma em questão envolve a recuperação do Ribeirão da Extrema, que passa sob a pista e causou sérios danos estruturais por falta de drenagem. O leito será recomposto, assim como os taludes e a cabeceira da pista, que está em risco de desmoronamento.

Apesar de críticas, Sales reconhece que a Infraero  é essencial para captar recursos federais e viabilizar a continuidade da pista. A estimativa é que ainda sejam necessários cerca de R$ 180 milhões para a conclusão total do projeto, que já consumiu aproximadamente R$ 350 milhões desde sua concepção.

Anel Viário em reta final de conclusão

foto de obra no anel viário do daia
Entre idas e vindas, Anel Viário do Daia terá desfecho em breve (Foto: Goinfra)

Além do aeroporto, o Anel Viário do Daia é outra das prioridades do governo estadual junto a Anápolis. Todavia, a duplicação da via de quase 8 km, que liga a BR-153 à Avenida Juscelino Kubitschek (JK), deve ser concluída em até 60 dias, segundo Pedro Sales.

O único entrave, o fornecimento de cascalho laterítico, foi resolvido com apoio do prefeito Márcio Corrêa (PL).  “Talvez fique faltando algum dispositivo de drenagem, mas nada que impeça o uso da via”, afirmou o presidente da Goinfra.

Por fim, para o governo estadual, encerrar o mandato sem as “máculas” do Aeroporto e do Anel Viário é um compromisso. “Vamos fechar o governo Ronaldo Caiado sem essas duas máculas”.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress