O Papa Francisco apareceu publicamente neste domingo (6), após receber alta hospitalar há duas semanas. O pontífice surpreendeu os fiéis ao entrar na Praça São Pedro, no Vaticano, afinal ele não era visto em público desde 23 de março. O representante máximo da Igreja saudou a multidão presente.
Sem anúncio prévio, o Papa Francisco chegou ao local no fim de uma celebração especial dedicada aos doentes e aos profissionais de saúde, como parte do Ano do Jubileu. “Bom domingo a todos! Muito obrigado!”, disse o pontífice com voz frágil, enquanto recebia oxigênio através de uma pequena mangueira sob o nariz.
Apesar da fragilidade, sua voz parecia mais forte do que durante sua última aparição, quando demonstrou dificuldades para falar. O Papa sorriu amplamente ao cumprimentar os fiéis. Abaixo, você confere vídeo com recortes da celebração, com Francisco aparecendo na reta final.
Sinal positivo
A breve aparição do Papa Francisco acalenta o coração dos fiéis, ainda mais sendo depois da crise de saúde sofrida pelo pontífice. Ele foi internado em 14 de fevereiro devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia dupla. O quadro reservou maior preocupação, já que ele teve pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido.
A gravidade de seu estado foi tamanha que, em determinado momento, durante sua permanência de 38 dias no hospital, a equipe médica chegou a considerar a possibilidade de interromper o tratamento para que ele pudesse “morrer em paz”.
Os médicos prescreveram ao pontífice um período de dois meses de descanso em sua residência no Vaticano para permitir sua recuperação completa, e o Vaticano removeu todos os compromissos anteriores de sua agenda. Ainda não foi informado oficialmente se o Papa poderá liderar as celebrações da Páscoa, o feriado mais importante do calendário cristão, que ocorrerá no dia 20 de abril.