ANÁPOLIS GOIÁS
FESTA DA MÚSICA
Atualizado em 21/04/2025 - 12:21
foto dos políticos goianos flávia morais e george morais com o papa francisco
Papa Francisco recebeu os políticos, representantes de Trindade, em setembro de 2023 (Foto: Reprodução/Alego)

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21) reacendeu a proximidade do pontífice argentino com o Brasil. O país vizinho ao seu de origem foi palco da primeira viagem internacional como principal representante da Igreja Católica, ainda em 2013. Contudo, durante os 12 anos de papado, foram dezenas de políticos brasileiros que se encontraram com Francisco, entre eles dois goianos: a deputada federal Flávia Morais (PDT) e o deputado estadual George Morais (PDT).

O casal se encontrou com o pontífice em setembro de 2023, no Vaticano, em uma audiência marcada pelo reconhecimento ao papel religioso de Goiás. Na ocasião, os parlamentares representaram Trindade — considerada a “Capital da Fé”. Eles entregaram ao Papa Francisco uma placa em homenagem à cidade goiana, um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil.

“Isso confirma que estamos representando Goiás e levando para o mundo o que Trindade representa para os goianos e para o país”, afirmou Flávia Morais na ocasião.

Autor da lei que oficializou o título de Capital da Fé para Trindade, George Morais entregou ao Papa um convite para participar da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno. “Muita emoção! Muitas bênçãos!”, declarou após o encontro.

Durante o encontro com a comitiva brasileira, o Papa Francisco compartilhou uma reflexão sobre os pilares que devem nortear a atuação de um bom político. O pontífice citou pontos como a proximidade com o povo, misericórdia e ternura. A mensagem foi recebida com entusiasmo pelos deputados presentes, que destacaram o tom humano e acolhedor do pontífice.

A viagem ao Vaticano integrou uma missão oficial da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. Além da audiência com o Papa, os parlamentares participaram de uma reunião com o arcebispo Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, aprofundando os debates sobre políticas públicas para o envelhecimento digno.

Proximidade do Papa Francisco com o Brasil

Por fim, Francisco, que liderou a Igreja por 12 anos, manteve uma relação próxima com o Brasil — país com a maior população católica do mundo. Desde sua viagem ao Rio de Janeiro, durante a Jornada da Juventude, o pontífice sempre demonstrou interesse por temas como desigualdade social, meio ambiente e democracia.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress