Com o objetivo de promover o respeito à diversidade e a inclusão dos povos originários, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) realizou a formação “Educação Escolar Indígena: Educação Intercultural e Inclusão dos Povos Indígenas”.
O evento reuniu professores, supervisores pedagógicos, intérpretes e mediadores de inclusão das escolas indígenas da rede pública estadual. Entretanto, um dos momentos mais marcantes da formação foi o lançamento do livro Leia, agora adaptado para as línguas indígenas A’uwe Uptabi, Tapuia e Xuréréa.
Ademais, a iniciativa representa um passo significativo para a educação bilíngue e reafirma o compromisso com a valorização cultural e linguística dos povos indígenas.
Para o estudante Emilson Pinita’awê, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Olga Mansur, o lançamento do material representa mais do que um avanço educacional — é um gesto de respeito à sua história. “Esse livro é um guia escolar e um legado para nós. Ele foi escrito na nossa língua materna. Isso mostra que nossa cultura não será esquecida. Fico muito feliz”, declarou emocionado.
O superintendente de Atenção Especializada, Rupert Nickerson, destacou o pioneirismo do estado na adaptação para as línguas indígenas. “Nosso objetivo é garantir que as crianças indígenas também tenham acesso pleno à aprendizagem, por meio de um material que respeita sua cultura e identidade linguística”, afirmou.
AlfaMais
Por fim, o Programa AlfaMais Goiás é uma das principais políticas educacionais do estado e tem como meta garantir a alfabetização na idade certa, combater desigualdades e assegurar educação de qualidade para todos os estudantes. Contudo, a publicação do livro Leia em três línguas originárias representa mais uma ação concreta rumo a uma educação inclusiva, intercultural e plural.
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