ANÁPOLIS GOIÁS
A VOZ DO BRASIL
Atualizado em 04/04/2025 - 17:47
foto do bispo dom joão wilk pregando para fiéis da diocese de Anápolis
Dos 27 anos como bispo, mais de 20 foram como titular da Diocese de Anápolis (Foto: Diocese de Anápolis)

A Diocese de Anápolis celebra um marco significativo nesta sexta-feira (4): os 27 anos da nomeação de Dom João Wilk como bispo. Antes de se tornar titular da comunidade eclesial por mais de duas décadas, o religioso começou sua trajetória episcopal como segundo bispo da Diocese de Formosa.

Nascido na Polônia em 1951, Dom João Wilk trilhou iniciou sua jornada religiosa na Ordem dos Frades Menores Conventuais, sendo ordenado sacerdote aos 25 anos de idade. Após ser nomeado em janeiro de 1998, o religioso tornou-se bispo de fato com ordenação episcopal em 4 de abril do mesmo ano. Tal data completa 27 anos em 2025.

Episcopado de Dom João Wilk aconteceu 1998 (Foto: Arquivo/Diocese de Anápolis)

Dom João Wilk: chegada à Diocese de Anápolis

Depois de atuar cerca de seis anos em Formosa, Dom João Wilk foi transferido para a Diocese de Anápolis e iniciou seu bispado em 2004. Já são mais de duas décadas liderando a comunidade católica da região sob o lema “Ut Amor ametur” (“Para que o Amor seja amado”). Durante sua administração, a Diocese experimentou a criação de novas paróquias, instituição de santuários e melhorias nas instalações da Faculdade Católica de Anápolis.

“Pedimos a Deus e à nossa padroeira, Senhora Sant’Ana, que continuem a abençoá-lo com saúde, paz e sabedoria, para que sua missão siga iluminando e fortalecendo nossa Diocese. Nossas orações o acompanham sempre, e rogamos que sua caminhada permaneça frutífera e repleta de bênçãos”, diz o texto da Diocese de Anápolis em homenagem à data.

Dom João Wilk, porém, também passou por momentos delicados como bispo titular da Diocese de Anápolis. Em 2024, passou período hospitalizado para tratamento de uma pneumonia. No tempo em que cuidava do diagnóstico, o religioso passou por outro momento difícil: a perda de Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar da comunidade local.

Atualmente, o bispo polonês caminha para seus últimos anos na função. Afinal, com 73 anos, João Wilk se aproxima da idade de renúncia obrigatória estipulada pelo Código de Direito Canônico (75 anos). Com a proximidade, Dom Waldemar Passini foi nomeado como bispo coadjutor da Diocese de Anápolis, estabelecendo período de transição entre bispados.

Futuro, presente e passado da Diocese de Anápolis: bispos Waldemar Passini e João Wilk (Foto: Diocese de Anápolis)

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem