O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Anápolis oferta centenas de vagas de emprego diariamente à população. No entanto, há quem questione se as oportunidades são coerentes, já que há uma ampla disponibilidade de trabalho em diversas funções. Na última sexta-feira (29), por exemplo, o serviço contabilizava 639 oportunidades em aberto. Ou seja, uma grande quantidade de trabalho disponível para os anapolinos.
Contudo, conforme explica o diretor de Trabalho, Emprego e Renda de Anápolis, Paulo Roberto Paulino, conhecido como professor Paulinho, as vagas permanecem abertas devido ao perfil dos próprios interessados. Segundo ele, candidatos perdem o interesse ao se informarem melhor sobre as vagas e remunerações. Porém, alguns candidatos acabam não se recolocando no mercado devido à falta de qualificação adequada.
“Quantas empresas e oportunidades temos aqui em Anápolis? Tem gente que chega lá [no Sine] e pergunta: ‘Só isso de salário? Isso é muito pouco para mim’. Ou seja, você tem que começar. Quem quer crescer, tem que investir”, critica, em entrevista recente ao São Francisco News.
Ele acrescenta que, atualmente, o mercado de trabalho requer novas práticas e abordagens, as quais acabam sendo inéditas para os que buscam entrar ou se recolocar no ecossistema trabalhista. Em entrevista, Paulo Roberto traz pontos os quais considera cruciais na busca por emprego nos dias de hoje: trabalho em equipe, resiliência, persistência e, acima de tudo, estudo.
“Hoje, não adianta você entrar achando que o mercado de trabalho é só você entrar. Você tem que sobreviver às estratégias de mercado. Por isso que existe a chamada cultura organizacional, que levamos para dentro dos cursos”, frisa, colocando em paralelo às formações ofertadas na cidade pelo Centro de Formação Profissional (Cenfor) e as oportunidades do Sine Anápolis.
Profissionalização em 2025
Dentro do universo da capacitação profissional disponível nas unidades do Cenfor, há uma gama diversa de cursos gratuitos ofertados. Para 2024, entretanto, o calendário dos centros está encerrado, com as últimas turmas do curso de fabricação de panetones em andamento.
Para 2025, Paulo Roberto ressalta que a preparação para novas turmas e aulas já está pronta. Resta saber somente se a programação será mantida pela próxima gestão municipal. “A condução agora é do novo prefeito. O planejamento nosso termina dia 31 de dezembro, mas temos todo o planejamento”, finaliza.