Fiéis de Anápolis se preparam para celebrar a solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira (19). A data marca um dos momentos mais significativos do calendário litúrgico da Igreja Católica.
Na cidade, as paróquias São Francisco de Assis e Sant’Ana organizaram programações especiais, conforme divulgado pela Diocese de Anápolis. Ocorrerão missas, adoração ao Santíssimo e procissões pelas ruas do município.
As rotas das programações se cruzam no fim da tarde, com a Missa Solene de Corpus Christi, às 17h, na Catedral Bom Jesus da Lapa, no Centro. A celebração campal será ministrada pelo bispo coadjutor Dom Waldemar Passini.
Paróquia São Francisco de Assis
A celebração da paróquia localizada no bairro Jundiaí contará com duas procissões simultâneas, com saída às 14h, partindo das capelas São José e Santa Maria dos Anjos.
Ambas seguirão em direção à Matriz São Francisco, onde os fiéis se reunirão para uma concentração. De lá, todos seguirão juntos até a Catedral Bom Jesus, onde será celebrada a missa campal.
Além disso, haverá missas na matriz às 7h e ao meio-dia de quinta-feira (19).
Paróquia Sant’Ana
Já na Paróquia Sant’Ana, na Avenida Barão do Rio Branco, a programação terá início com missa às 7h30 na matriz. Às 13h, haverá um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela Nossa Senhora Aparecida do Maracananzinho.
Em seguida, às 15h30, terá início a procissão que sai da capela em direção à Matriz Sant’Ana, com uma parada para reflexão, e depois segue até a Praça Bom Jesus.
As celebrações contarão com a presença de milhares de anapolinos em momentos de fé, espiritualidade e comunhão pública.
O que é Corpus Christi?
Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” em latim e é uma solenidade da Igreja Católica celebrada sempre na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade. Ademais, a data tem como objetivo honrar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.
Por fim, a celebração é marcada por procissões, em gesto público de adoração e fé. Para os católicos, é também um momento de reforço da comunhão com Deus e com a comunidade.