Existe, nos Estados Unidos da América (EUA), uma xará de Anápolis: a praticamente homônima Annapolis. Embora carreguem semelhanças, como a origem do nome e a associação ao militarismo, as cidades acumulam histórias completamente diferentes.
O município estadunidense, inclusive, acumula mais que o triplo de idade do que o goiano: 375 anos contra 117. Portanto, em decorrência dos mais de três séculos de história, a xará gringa acumula fatos históricos interessantes. Um dos que chama a atenção é o fato de que Annapolis já foi capital dos EUA, logo após o Estados Unidos se tornar independente.
O período como capital federal foi temporário, encerrando em menos de um ano. Porém, durante o período, foi na cidade que George Washington renunciou como comandante chefe do Exército Continental. Posteriormente, a figura marcante caminharia para se tornar o 1º presidente da história dos EUA.
Mesmo que os holofotes nacionais tenham sido curtos, Annapolis figura como capital de Maryland. O estado é uma das 13 colônias originais dos Estados Unidos e é o 18º mais populoso do país.
Origem do nome
Assim como Anápolis, a homônima gringa carrega seu nome a partir de uma ‘Ana’. No caso, da princesa da Dinamarca e Noruega, Anne, que viria a se tornar a Rainha Ana da Grã-Bretanha, com reinado entre 1702 e 1714.
Antes de ter seu nome oficial, a cidade nasceu como Providence, ainda como assentamento, e transitou por outras alcunhas até chegar a Annapolis.
Importância militar
Outro ponto de coincidência entre as xarás abrange a importância militar dos municípios. Enquanto Anápolis se enquadra como um dos principais polos aeronáuticos do Brasil, com a presença da Base Aérea (BAAN), Annapolis descamba para o lado marítimo e naval.
A cidade abriga a Academia Naval dos Estados Unidos desde 1845, formando centenas de marinheiros a cada turma. A escola preparatória fica às margens da Baía de Chesapeake, a maior do país.
População: Anápolis x Annapolis
Apesar do longo tempo desde sua fundação, Annapolis carrega consigo uma população enxuta. De acordo com o censo estadunidense de 2020, a cidade tem cerca de 40 mil habitantes.
Em comparativo com Anápolis , a quantidade representa algo próximo a 10% do contingente goiano. Afinal, a cidade brasileira ultrapassou a marca de 400 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia mais sobre Anápolis:
Proclamação da República e Anápolis: ruas da cidade homenageiam figuras da data