O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) repetiu um teste curioso, agora em clima natalino. Após testar o bafômetro em quem havia consumido pão de forma industrializado, o órgão repetiu a experiência, desta vez com panetone.
E, assim como meses atrás, o resultado do teste do bafômetro deu positivo. No entanto, o Detran esclarece que essa alteração é temporária, pois o álcool presente nos panetones não é absorvido pelo organismo, permanecendo apenas na boca.
A experiência foi divulgada em um vídeo publicado nas redes sociais do órgão. Entre os participantes do teste estavam o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, e a apresentadora do conteúdo.
Resultados
Logo após ingerirem pedaços de panetone e chocotone, o bafômetro acusou 0,12 mg/L para a apresentadora e 0,23 mg/L para Delegado Waldir. Em seguida, ambos beberam água e repetiram o teste após dois minutos, quando os resultados voltaram para 0, comprovando que o efeito é breve. “Depois de dois minutos, já não aparecerá no teste do etilômetro”, afirmou Delegado Waldir.
Alerta
Embora o tom descontraído do vídeo, o objetivo do Detran-GO é reforçar os perigos de misturar álcool e direção. A autarquia destacou ainda que o bafômetro detecta até pequenas quantidades de álcool no organismo.
De acordo com a legislação brasileira, resultados entre 0,05 mg/L e 0,33 mg/L no etilômetro configuram infração gravíssima. Acima de 0,34 mg/L, o ato passa a ser considerado crime de trânsito.
Leia mais:
Operação Chave falsa prende servidores do Detran em Anápolis e em outras cidades de Goiás