ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 28/03/2025 - 17:34
Motorista da Urban foi filmado xingando deficientes no interior de ônibus em Anápolis (Foto: Captura)
Motorista da Urban foi filmado xingando deficientes no interior de ônibus em Anápolis (Foto: Captura)

Um vídeo está revoltando Anápolis ao mostrar um motorista da Urban humilhando deficientes dentro de um ônibus da concessionária de transporte público. As imagens, gravadas por uma das vítimas (veja abaixo), registram o momento em que duas pessoas com deficiência (PcD) sofrem agressões verbais.

Adriano Souza Silva, de 43 anos, que tem dificuldades de locomoção e conta com o auxílio de uma muleta, denunciou ter sido alvo de ofensas e gestos obscenos por parte do motorista. Segundo ele, essa não foi a primeira vez que sofreu esse tipo de desrespeito.

“Não é a primeira vez que ele [motorista] é sem educação, antiprofissional com o passageiro. Após eu subir no primeiro degrau do ônibus, ele arrancou com o ônibus, que eu cheguei a escorregar e me escorei na porta do ônibus. Eu falei pra ele que eu precisaria subir primeiro e me assentar pra depois ele sair com o ônibus. Ele falou pra mim: ‘se vira!’ E arrancou com o ônibus. Aí eu subi, escorei na roleta, esperei ele até o próximo ponto, apresentei a minha carteirinha de PcD pra ele, e passei a roleta e me assentei”, disse Adriano em entrevista exclusiva ao repórter Jonathan Cavalcante.

Outra passageira também foi ofendida pelo motorista da Urban

O passageiro contou que, na manhã de quinta-feira (27), presenciou uma senhora PcD ser maltratada pelo mesmo motorista no interior de um ônibus e registrou as ofensas com a câmera do celular.

“Uma senhora, também deficiente, ela foi descer do ônibus, pediu pra ele abrir a porta central, ele se negou e mandou ela se virar e ir pra porta do fundo. E ela pediu pra parar o ônibus, pra ela descer, e ele foi arrogante com ela. Automaticamente, eu estava sentado, peguei o meu celular e fiz a gravação desse antiprofissional, por nome de Antônio, que a Urban contratou para fazer o serviço de motorista, a qual ele não faz com qualificação profissional, e ele bateu boca, faltou com a educação com a senhora e com todos os outros passageiros. Ele chegou a dar o dedo pra ela, pra mim e pra todos os passageiros que estavam dentro do ônibus”, desabafou o passageiro.

Ele afirma que já registrou outras reclamações, mas nunca recebeu resposta da Urban, empresa responsável pelo transporte público na cidade.

“O motorista tem todo um respeito pela população, a qual paga o salário dele, e ele não tem esse profissionalismo nenhum e nem esse respeito com o próximo”, finaliza Adriano Souza.

Urban e Agência Reguladora se posicionaram sobre episódio envolvendo passageiros deficientes no ônibus do transporte coletivo

Após a reportagem ser veiculada na edição do programa São Francisco News nesta sexta-feira (28), a assessoria jurídica da Urban se posicionou sobre o caso envolvendo os passageiros.

“O caso está sendo devidamente apurado e, em sendo o caso, as sanções e providências cabíveis serão adotadas pela empresa. Lamentamos o episódio”, diz o comunicado enviado ao repórter Victor Santos, da Rádio São Francisco.

Já por parte da Agência Reguladora Municipal, o presidente Robson Torres informou que na data do ocorrido a ARM encaminhou à empresa um ofício solicitando explicações.

“Após ouvir hoje a entrevista do passageiro iremos solicitar da Urban todos os registros porventura efetuados para as devidas análises. É inadmissível a falta de monitoramento por parte da concessionária para que cessem tais ocorrências. Vamos exigir novos treinamentos e participar destes como já fizemos anteriormente”, diz Robson Torres.

Leia mais:

Passageiros denunciam condições precárias da Urban em Anápolis: “Aqui só tem sucatas”

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem