A Saneago executa nesta segunda-feira (18) a primeira etapa da ampliação de capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Anápolis. A empresa emitiu comunicado prévio notificando sobre uma possível falta de água no município enquanto a manutenção estiver em andamento.
Para executar o serviço, o bombeamento de água bruta na cidade está desligado desde às 4h e, de acordo com a concessionária, o sistema deve ser reativado às 18h, totalizando 14 horas de obras. Devido ao processo, a empresa ressalta que pode ocorrer o desabastecimento de água durante a manutenção.
A normalização do abastecimento ocorrerá de maneira gradual, à medida que os reservatório são recarregados com água. Conforme avisa a Saneago, a entrega de água tratada em Anápolis não é comprometida quando o bombeamento é interrompido e, da mesma forma, ele não é normalizado no instante em que o bombeamento é retomado. Portanto, a retomada no fornecimento, na maioria dos bairros afetados, está prevista para ocorrer ao longo da noite de segunda-feira.
Ampliação da Estação de Tratamento de Água de Anápolis
Esta etapa consiste na interligação de dois novos módulos de tratamento, tanque de contato e unidades de tratamento de resíduo na Estação do Sistema Piancó. As obras fazem parte do aumento da capacidade da ETA de Anápolis de 800 para 1.600 litros por segundo, conforme explica a Saneago.
Outras paralisações temporárias vão ocorrer no abastecimento de Anápolis até o fim da ampliação, segundo a Saneago. As datas para as futuras manutenções serão divulgadas com antecedência pela concessionária.
Consumo consciente de água
Nos períodos de intervenção, a Saneago solicita o uso moderado da água armazenada nas caixas d’água dos imóveis, utilizando-a apenas para o essencial, até a recuperação do abastecimento público. Essa medida é fundamental para contribuir com o abastecimento de todos, especialmente dos moradores das partes mais altas da cidade ou afastadas do local da manutenção, que levam mais tempo para ter o fornecimento de água totalmente restabelecido. Ademais, a também reduz o prazo para recuperação total do sistema.
Por fim, imóveis com caixa-d’água maiores sentem com menos intensidade as instabilidades no fornecimento de água.
Leia mais:
Prefeito cita “correção inflacionária” ao justificar aumento na passagem da Urban em Anápolis