Anápolis teve participação expressiva no recorde histórico estadual na abertura de empresas. Segundo dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg), foram registrados 4.450 novos CNPJs no mês de janeiro, superando a marca de 3.192 aberturas do mesmo período em 2024. Foi a primeira vez que o índice de 4 mil novas empresas mensais foi superado.
O município, terceiro maior do estado, respondeu por 31,4% dos novos negócios, com 1.398 empresas abertas. Destas, a maioria é composta por Microempreendedores Individuais, os MEIs (1.118), enquanto outras modalidades completam o quantitativo.
O desempenho de Anápolis mantém a tendência de crescimento observada em 2024, quando registrou 9.739 novos empreendimentos, divididos entre 7.397 MEIs e 2.342 não MEIs. Entre os setores mais procurados no ano passado em Anápolis, destacaram-se a promoção de vendas (840), transporte rodoviário de carga (632) e comércio varejista de vestuário e acessórios (587).
Por fim, caso siga fluxo parecido com o de janeiro na abertura de empresas, Anápolis pode ultrapassar, em 2025, a marca atingida no último ano. Ao todo, a cidade reúne 70.172 negócios ativos conforme dados da Juceg, ficando atrás somente de Goiânia (365.204) e Aparecida (91.246).
Grandes negócios
No cenário estadual, a área que mais atraiu investimentos em janeiro foi a de serviços combinados de escritório e apoio administrativo (587). Na sequência, aparecem preparação de documentos (325) e treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (324).
Inclusive, 134 negócios abertos em Goiás possuem capital superior a R$ 500 mil. “Estes são grandes negócios que fomentam renda e geram empregos em Goiás, tornando nosso estado cada vez mais competitivo”, afirma o presidente da Juceg, Euclides Siqueira.
Facilidade na abertura de empresas
O governo de Goiás, contudo, destaca a facilidade em se abrir CNPJs e cita pontos que auxiliam os futuros empreendedores. Ademais, são citados o ambiente totalmente digital para envio de documentos, agilidade no processamento e análise e formalização da empresa em menos de um dia.
“Em alguns casos, como a utilização de contrato padrão, leva-se menos de um minuto para essa abertura e o empresário ainda conta com 30% de desconto na utilização desse modelo contratual”, pondera Euclides.