ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 02/07/2025 - 8:53
foto de unidade de saúde em funcionamento em Anápolis
A atualização de dados será disponibilizada nos próximos três sábados (Foto: Bruno Velasco)

O mês de julho será voltado a atualização de dados de pacientes que aguardam consultas, exames e cirurgias eletivas em Anápolis, conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde. No próximo sábado (5), o programa Saúde Agora terá início com o objetivo de reorganizar a fila da regulação e combater a perda de vagas por falta de contatos com os solicitantes.

A secretária de Saúde, Eliane Pereira, explica que o programa surgiu diante da dificuldade recorrente de localizar pessoas que aguardam atendimento. “Às vezes conseguimos uma vaga importante com especialista e não localizamos o paciente. O telefone mudou, o endereço não confere ou ele nem precisa mais daquele atendimento. Isso gera desperdício de recursos”, afirmou à Rádio São Francisco.

Um dos casos mais críticos citados pela secretária foi na área de oftalmologia. Segundo ela, das 400 vagas ofertadas recentemente para cirurgia de catarata, 200 não foram aproveitadas. “Temos uma fila com 4 mil nomes, mas muitos nem precisam mais da cirurgia. Precisamos saber quantos realmente aguardam para planejar os investimentos certos”, disse.

Vale pontuar que, apenas no ano de 2023, a fila de regulação conta com mais de 66 mil solicitações pendentes para consultas, exames ou cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para resolver o problema, a Prefeitura convoca os moradores que estão na espera para comparecerem presencialmente ao antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, na Vila Góis.

Mais do que regulação 

Além do próximo dia 5, o Saúde Agora também vai se estender aos sábado subsequentes (12 e 19 de julho), das 8h às 12h, em Anápolis. Será necessário apresentar documento pessoal, pedido do procedimento e informações de contato atualizadas.

Durante o evento, além da atualização cadastral, a população contará com atendimentos médicos, vacinação e testes rápidos. “Não será só regulação. Teremos médicos atendendo, inclusive especialistas como otorrino, psiquiatra, ortopedista, cardiologista e ginecologista, além da van da vacinação”, destacou Eliane Pereira. Por fim, a expectativa é de realizar mil atendimentos por sábado.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress