ANÁPOLIS GOIÁS
MADRUGADA SERTANEJA
Atualizado em 04/02/2025 - 11:38
Golpe da falsa agência de modelos faz mais de 90 vítimas em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Golpe da falsa agência de modelos faz mais de 90 vítimas em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Enganar mulheres com a promessa de torná-las modelos. Essa era a prática adotada por uma associação criminosa que aplicou golpes em mais de 90 vítimas. As mulheres, moradoras de Anápolis, Goiânia e de outras cidades, têm entre 40 e 60 anos, e algumas delas são adolescentes. Após investigações, a Polícia Civil prendeu uma sócia e quatro coordenadoras da agência de modelos envolvida no esquema.

Segundo a Polícia Civil, os golpes eram praticados pela agência “Fresh Start Model”, com sede em São Paulo. Em entrevista exclusiva à Rádio São Francisco FM, o delegado Humberto Teófilo explicou que as vítimas eram aliciadas ao receber propostas para participar de uma nova campanha da marca Avon.

“Eles chamavam essas mulheres para participar da propaganda e fazer um teste, no qual elas também poderiam ganhar um cachê que variava de R$ 3 mil a R$ 5 mil, além de 30% do valor da venda dos produtos da marca”, explicou o delegado ao repórter Jonathan Cavalcante.

Porém, ao chegarem ao hotel indicado pelo grupo, as vítimas passavam por uma sessão de fotos e maquiagem, mas eram surpreendidas com a venda de produtos que jamais seriam entregues, como um suposto “book fotográfico”.

“Tanto a propaganda quanto os cachês eram falsos. Muitas mulheres gastaram mil, dois mil, três mil, até cinco mil reais com produtos que nunca seriam entregues”, completou Humberto Teófilo.

Quadrilha aplicou golpes em Anápolis, Goiânia, Brasília e São Paulo

As investigações apontaram que, no final de janeiro, essa agência atuou em Anápolis e enganou várias vítimas.

“No total, no estado de Goiás, foram mais de 90 vítimas”, informou o delegado. Além de Anápolis, o grupo também aplicou golpes em Goiânia, Brasília e São Paulo.

Como resultado, uma sócia e quatro coordenadoras da falsa agência de modelos foram presas em flagrante em um hotel de luxo no Setor Oeste, em Goiânia.

O grupo responderá pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa. Eles não tiveram direito à fiança. As penas, se somadas, podem chegar a 20 anos de reclusão.

Como não cair em golpes de agência de modelos?

Na reta final da entrevista, o delegado deixou um alerta, principalmente para as mulheres, que podem ser alvo desse tipo de associação criminosa.

“Cuidado com essas agências de modelo. Pesquise, verifique a idoneidade, consulte sites como o Reclame Aqui. Faça uma investigação antes de fechar qualquer negócio para não ter seus sonhos frustrados, como aconteceu com várias mulheres e adolescentes. Esse grupo, infelizmente, mexe com a vaidade das vítimas, o que é muito triste”, alertou o delegado.

Além do registro da ocorrência, a Polícia Civil orienta que as vítimas podem ingressar com ação no Juizado Especial Cível para solicitar o ressarcimento tanto dos danos materiais quanto dos danos morais.

Ouça as Ocorrências Policiais divulgadas nesta terça-feira (4):

Leia mais:

Moradores de Anápolis denunciam ‘golpe perfeito’ ao pagarem faturas falsas da Saneago

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem