Uma lixeira pública abarrotada no Parque Brasília, em Anápolis, chamou a atenção ao ser registrada na última terça-feira (1º). As filmagens, enviadas à Rádio São Francisco, reforçam um cenário recorrente de críticas à qualidade do serviço de coleta de lixo na cidade.
A reportagem se dirigiu até o ponto, na Avenida PB-1, na manhã desta quarta-feira (2), porém a Quebec Ambiental havia recolhido o lixo. Embora a empresa tenha conseguido corrigir a falha, a situação evidencia problemas na regularidade e na capacidade de resposta da operação.
Segundo moradores e comerciantes da região, não é raro que o lixo ultrapasse os limites das lixeiras e se espalhe pela calçada. Ou seja, mostra que a coleta na região não vem sendo constante.
Problema vai além
O problema na coleta de lixo, porém, não se limita somente ao Parque Brasília. Rotineiramente, o departamento de jornalismo da 97,7FM recebe denúncias de moradores de diversos bairros de Anápolis relatando o mesmo problema: lixeiras abarrotadas e caminhão que não passam nas ruas.
A imagem da lixeira lotada, mesmo que por tempo pontual, evidencia o quanto pequenas falhas podem comprometer a paisagem urbana, a saúde pública e a percepção de eficiência do poder público.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Rádio São Francisco 97.7 FM (@saofrancisco97fm)
Leia mais:
Contrato de lixo renovado: veja o valor diário que a Quebec vai receber em Anápolis