ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 20/05/2025 - 9:30
FOTO DO DEPUTADO ESTADUAL ANTÔNIO GOMIDE
Ex-prefeito defendeu volta de percentual para a UEG (Foto: Carlos Costa/Alego)

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) defendeu a necessidade de um plano estratégico para a aplicação dos recursos que serão liberados com o Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal (Propag). O mecanismo amplia o teto de gastos dos estados endividados, como Goiás.

Em entrevista à Rádio São Francisco, Gomide ressaltou que o programa representa uma oportunidade importante para reorganizar o orçamento, mas alertou para o risco de um uso desordenado. “É preciso ter um plano de investimentos com esse novo recurso. Agora podemos, com o Propag, aumentar o teto de gasto do estado, ou seja, melhorar o orçamento”, afirmou.

Segundo ele, um dos principais objetivos deve ser retomar a destinação de 2% do orçamento estadual para a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Percentual que constava na constituição estadual, mas foi retirado. “Queremos que o Estado devolva os dois por cento do orçamento para a UEG. Isso garante autonomia financeira e administrativa para a universidade”, destacou.

Gomide lembra que, nos últimos quatro anos, destinou mais de R$ 7 milhões em emendas para a UEG, além de realizar visitas a mais de 25 unidades pelo estado. Ele também lidera a frente parlamentar em defesa da universidade e atuou na aprovação do plano de cargos e salários dos professores. Agora, o foco é aprovar o plano de carreira dos técnicos administrativos.

Propag

Por fim, o Propag, criado pela Lei Complementar nº 212/2025, permite que estados e o Distrito Federal renegociem suas dívidas com a União em condições mais vantajosas. A medida inclui redução de juros, possibilidade de taxa real de 0% e parcelamento em até 30 anos.

Em troca, os estados devem investir parte da economia gerada em áreas prioritárias como educação e segurança pública. Ademais, outra parte será destinada ao Fundo de Equalização Federativa (FEF), que financiará ações estruturantes nas unidades federativas.

Leia mais:

Declaração de vidente sobre bebê reborn gera polêmica nas redes sociais

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress