ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 10/04/2025 - 16:37
Evento que marca100 dias da gestão Corrêa foi remarcado para segunda-feira (14) (Foto: Jonathan Cavalcante)

Eleito com 58,56% dos votos para comandar Anápolis por quatro anos, Márcio Corrêa (PL) completa 100 dias à frente da gestão nesta quinta-feira (10). A primeira centena de dias de um governo é simbolicamente marcante na política moderna, com a tradição tendo início com Franklin Roosevelt, em 1933, nos Estados Unidos. No entanto, para o chefe do Executivo anapolino, o período representa pouco mais de 7% do mandato total — ou seja, uma amostra limitada para realizar e apresentar grandes mudanças.

Não é por isso, porém, que o prefeito deixou de agir. Nestes pouco mais de três meses, realizou anúncios, promoveu alterações, reavaliou prioridades municipais e começou a apresentar, na prática, a proposta de seu governo. Tudo isso, claro, amplamente divulgado em seu perfil pessoal no Instagram, que tem funcionado como carro-chefe da comunicação do prefeito.

A tônica das ações do gestor impactou principalmente três pastas da Prefeitura de Anápolis: Saúde; Educação; e Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. As demais secretarias também passaram por movimentações, embora com menor visibilidade e demanda pública. Abaixo, destacamos os principais gestos e realizações de Corrêa em cada área.

Saúde

fachada do hospital alfredo abrahão no dia seguinte as mudanças na saúde de anápolis
Hospital Alfredo Abrahão foi alvo do primeiro movimento da gestão Márcio Corrêa (Foto: Victor Santos/Rádio São Francisco)

Apontada como a principal preocupação da população, a Saúde passou por mudanças, com Eliane Pereira assumindo a pasta. Logo após a posse, o Hospital Alfredo Abrahão passou a operar com portas abertas — o que atendia a uma das maiores críticas dos anapolinos até então.

Por outro lado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mulher foi fechada apenas um mês depois de ser inaugurada em dezembro. Segundo o prefeito, o local passará por uma readequação e será transformado na UPA Central de Anápolis, mas ainda não voltou a funcionar. Situação semelhante ocorre com o Hospital Georges Hajjar, no bairro Leblon, também inativo. Essas estruturas, segundo Eliane Pereira, formariam uma base sólida para a Saúde Municipal e possibilitariam, inclusive, a reforma da UPA Alair Mafra, na Vila Esperança — já prometida por Márcio Corrêa nos primeiros meses de gestão.

A UPA da Vila Esperança, aliás, foi palco do momento mais midiático do atual governo: a troca da Organização Social (OS) responsável pela unidade. O prefeito, acompanhado da polícia e do secretariado, anunciou a saída do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e a entrada do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ).

foto da upa da vila esperança com carros de polícia na porta
Intervenção na UPA da Vila Esperança teve participação da Polícia Militar (PM) (Foto: Jonathan Cavalcante/Rádio São Francisco)

No que diz respeito às cirurgias eletivas, cardíacas e de catarata, os procedimentos foram retomados e as filas significativamente reduzidas. Mais de mil cidadãos aguardavam atendimento cirúrgico. Quanto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), algumas passaram a funcionar em horário estendido para melhor atender à população.

De forma geral, com base em reclamações recebidas pelas rádios São Francisco 97,7FM e 96FM, a percepção pública da Saúde melhorou consideravelmente. A ampliação dos serviços no Alfredo Abrahão e a troca de gestão na UPA Alair Mafra são, até o momento, os principais responsáveis por essa mudança.

A relação da Prefeitura com instituições filantrópicas, entretanto, não começou da melhor forma. A Maternidade Dr. Adalberto reclamou de atrasos nos repasses municipais. Em seguida, foi a vez da Santa Casa de Anápolis. A primeira passou por reformulação contratual e teve suas demandas atendidas; a segunda, por ora, aguarda resolução.

Educação

A pasta também teve um anúncio relevante nos primeiros dias de gestão: a promessa de ampliação de 2.500 vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A meta ainda não foi plenamente alcançada, mas as ações para viabilizar a demanda já começaram.

Durante os 100 dias, foram contratados 350 cuidadores para a rede municipal de ensino. Além disso, teve início a instalação de salas modulares em algumas unidades, aumentando a capacidade de atendimento das creches.

Buscando ampliar vagas nas creches, gestão instalou salas modulares nas unidades de ensino (Foto: Prefeitura de Anápolis)

Os kits escolares, motivo de apreensão no período anterior ao início das aulas, acabaram sendo adquiridos a tempo e distribuídos aos cerca de 40 mil alunos da rede. Já os uniformes ainda não foram totalmente entregues, com previsão para os próximos dias.

A maioria das reclamações recebidas pelas rádios da Fundação Frei João Batista Vogel diz respeito à Educação, com destaque para queixas sobre o não cumprimento do horário integral e merendas escolares inadequadas.

Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos

As ações mais notáveis da pasta envolvem a zeladoria urbana e a revisão de contratos de obras em andamento. A Operação Cidade Limpa, por exemplo, já recolheu mais de 40 toneladas de entulho desde seu início e tem sido bem recebida pela população. A operação inclui ainda a remoção de fios e cabos inutilizados no Centro.

Em fevereiro, a secretaria suspendeu e passou a revisar 64 contratos de obras, incluindo os do programa Anápolis Investe. A Ponte Estaiada Edenval Ramos Caiado, com custo estimado em R$ 125 milhões, foi paralisada por ora, enquanto o contrato da construção do Politec foi rescindido.

Até o momento, a única obra liberada foi a do Viaduto do Recanto do Sol. As reformas nas unidades de ensino devem ser as próximas a serem retomadas. O entrave está na demora na elaboração de laudos e auditorias — o prazo inicial era de 30 dias.

No campo dos Serviços Urbanos, o início da gestão de Corrêa foi “às escuras”, literalmente. Uma das principais demandas da população era a reposição de lâmpadas nos postes da cidade. A solução veio apenas em março, com a contratação de uma empresa de Senador Canedo para retomar o serviço.

Demais pastas

Outras áreas da administração municipal não tiveram tanto destaque, mas também registraram ações importantes.

Na Habitação, o anúncio de mais de 6 mil casas populares subsidiadas gerou expectativa, embora sem detalhes por parte do prefeito. Já o processo de revitalização do Centro Urbano, com edital previsto para a próxima semana, tem potencial para se tornar uma das grandes realizações do mandato.

A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) tem atuado diariamente no trevo do Recanto do Sol, orientando motoristas em um dos principais gargalos viários da cidade. As mudanças promovidas até agora têm recebido avaliações positivas, mas soluções definitivas ainda são necessárias, já que a presença da CMTT no local não é permanente.

foto do trânsito no trevo do recanto do sol
Trevo vem sendo um dos principais gargalos do trânsito de Anápolis há décadas (Foto: Victor Santos/Rádio São Francisco)

A Agência Reguladora Municipal angariou maior destaque na atual gestão, principalmente pela cobrança assídua aos serviços da Saneago. Resta saber se Robson Torres, com mandato já encerrado, seguirá no comando do órgão.

As diretorias de Esporte e Cultura, vinculadas à Secretaria de Integração, retomaram programações semanais. Nos fins de semana, Anápolis tem recebido eventos esportivos variados, movimentando o setor e os atletas locais. No campo cultural, destaca-se a criação do programa “Quarta Cultural”, que também tem sido bem avaliado.

Durante a primeira centena de dia como prefeito, Márcio Corrêa promoveu mudanças no primeiro escalão: Rone Evaldo Barbosa foi transferido para a CMTT, Thiago Sá assumiu interinamente a pasta de Obras, e Jordana de Faria ficou à frente da Integração. A estrutura da gestão em Anápolis reúne ainda as Secretarias de Comunicação e Eventos; Economia e Planejamento; a Procuradoria-Geral do Município; a Controladoria Geral do Município; e o Instituto de Seguridade Social dos Servidores de Anápolis (ISSA).

Por fim, o evento que marca os 100 primeiros dias da gestão Corrêa foi remarcado para segunda-feira (14), após nova internação do prefeito de Anápolis.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress