O dia 13 de fevereiro marca o Dia Mundial do Rádio, proclamado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2011. O veículo de comunicação segue atual, abraçando a inovação tecnológica. Atualmente, o rádio alcança o maior público do mundo, segundo a própria Organização das Nações Unidas (ONU).
“Tem lugares onde a gente não tem sinal de internet, onde talvez não chegue a televisão, mas certamente vai pegar uma emissora de rádio”, argumenta Luiz Eduardo Kruger, jornalista e doutorando em Comunicação. Segundo dados recentes da Kantar Ibope, o veículo atinge quase 80% da população brasileira.
“A gente tem o que chamamos de atenção de companhia. Você escuta o rádio ao mesmo tempo que está fazendo outras coisas. Isso é muito importante. Então, o rádio é companhia. Você dá carona para o locutor do rádio todos os dias, ali no seu carro”, complementa.
As falas de Kruger enaltecem as vantagens da acessibilidade e facilidade do rádio de veicular informações de interesse pelo país ou, com o mesmo peso, ser companhia para os ouvintes.
Rádio e os desafios climáticos
Para 2025, a ênfase do Dia Mundial do Rádio vai para os esforços feitos para que os ouvintes recebem informações que ajudam a entender e a lidar melhor com a crise climática. Em Anápolis e em várias cidades goianas, as rádios da Fundação Frei João Batista Vogel pontuam o tema constantemente, com o intuito de conscientizar a população e alertar sobre os riscos de desastres.
Em entrevista ao São Francisco News desta quinta-feira (13), frei Renildo Belarmino tratou do tema e sua respectiva importância. “As ondas das rádios da Fundação (97,7 FM, Cultura 101,1 FM e 96 FM) chegam onde nós não damos conta fisicamente. Então, vocês levam a informação, a instrução. Então quando falamos das mudanças climáticas, instrui no cuidado de coletar o lixo, do reciclar, já estamos ensinando a fazer a mudança. Quando a rádio consegue fazer isso, nós já somos comunicadores de esperança”.
Especialistas consideram a reinvenção do rádio como efetiva para divulgar conteúdos educativos via entrevistas, reportagens e até mesmo podcasts. O veículo de comunicação proporciona oportunidades para que a sociedade mude comportamentos a fim de realizar o enfrentamento das mudanças do clima.