ANÁPOLIS GOIÁS
VIGÍLIA FRANCISCANA
Atualizado em 05/11/2024 - 9:35
foto de agente de endemia mexendo em pneu em lote baldio
Anápolis, durante parte considerável do ano, acumulou o maior número de óbito por dengue em Goiás (Foto: SECOM/Anápolis)

As chuvas retornaram ao cotidiano de Anápolis, depois de meses de seca e calor intenso em 2024. Embora o clima tenha se tornado mais agradável, as precipitações acendem um alerta para as últimas semanas do ano: o retorno da dengue, com o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, utilizando de focos de água parada para se reproduzir.

O Painel de Monitoramento das Arboviroses começa a sinalizar tendência nos aumentos de casos prováveis da dengue em Anápolis. Por exemplo, durante a semana epidemiológica 43 (de 20 a 27 de outubro), a quantidade de notificações na cidade alcançou 61 casos, o maior número desde meados de julho.

Por outro lado, a semana epidemiológica 44, que terminou no último dia 2, registrou somente 12 casos de dengue na cidade. As notificações podem ter sido afetadas pelo feriado de Finados, deixando a atenção principal para as semanas seguintes, que podem apresentar maior registro da doença.

Ademais, os dados servem de alerta para a população de Anápolis retomar as práticas preventivas contra a dengue, como combater os focos de proliferação do Aedes aegypti.

“O mosquito precisa de água parada e altas temperaturas para se proliferar. Para se ter uma ideia, ele pode depositar entre 800 e 1.000 ovos por vez nessas condições”, explica Mirlene Garcia, diretora técnica de Vigilância.

Confira os sintomas para dengue sem sinais de alerta, com sinais de alerta e dengue grave (Foto: Reprodução / Pixabay)
Aedes aegypti (Foto: Reprodução/Pixabay)

Dados da dengue em Anápolis

A dengue, em 2024, tem sido destaque negativo na cidade no cenário regional. A cidade, até certo ponto do ano, acumulava a maior quantidade de óbitos pela doença. Até o momento, são 53 vítimas na cidade neste ano.

Além disso, a cidade acumula 38.972 casos prováveis da dengue durante o decorrer do ano. Em 10 semanas epidemiológicas de 2024, o quantitativo de enfermos da doença ultrapassou os dois mil casos.

Para efeito de comparação, Goiânia acumula mais de 54 mil casos de dengue somente em 2024, com 58 mortes registradas. Vale ressaltar, por fim, que a capital tem uma população cerca de três vezes maior que Anápolis.

Leia mais:

Dengue grave ou dengue hemorrágica? Saiba mais sobre a versão severa da doença

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem