Um estudo recente da Kantar IBOPE Media, divulgado em outubro de 2024, confirma a força do rádio no Brasil, com 79% da população sintonizando o meio nos 13 mercados analisados. Os brasileiros dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos diários ao rádio, o que demonstra sua importância no consumo de áudio, junto com outros formatos como podcasts e streaming.
Em algumas regiões, os dados revelam variações no alcance e no tempo de escuta. Na Grande Goiânia, 75,1% da população sintoniza o rádio, com uma média diária de 3 horas, 43 minutos e 52 segundos.
O Distrito Federal tem um alcance de 77,1%, com um tempo médio de 3 horas, 13 minutos e 3 segundos, enquanto na Grande São Paulo, 75,9% da população ouve rádio por cerca de 3 horas, 51 minutos e 23 segundos diários.
Esses números reforçam a relevância do meio em diferentes localidades, evidenciando a integração do rádio ao cotidiano dos brasileiros.
Rádios São Francisco 97,7 FM e 96,3 FM concentram mais de 70% da audiência de rádio em Anápolis
Em Anápolis, a preferência pelo rádio se reflete ainda mais fortemente. As rádios 97,7 FM e 96,3 FM, da Fundação Frei João Batista Vogel, lideram a audiência local. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Voga no segundo semestre de 2024, essas emissoras concentram mais de 70% da audiência de rádio na cidade, demonstrando a centralidade dessas estações na vida dos ouvintes.
Ou seja, de cada 10 ouvintes em Anápolis, 7 estão sintonizados na São Francisco FM ou na 96 FM. Isso também significa uma grande visibilidade para as marcas e empresas que anunciam nas emissoras, por meio das Rádios de Resultado (RDR), o departamento comercial da Fundação Frei João Batista Vogel.
Para saber mais sobre as opções disponíveis e valores, basta entrar em contato com a RDR pelo WhatsApp (62) 9 9993-7910.
Credibilidade e crescimento do streaming
Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media, destaca que a principal força do áudio é sua capacidade de engajar de forma íntima e imersiva, especialmente com o crescimento dos podcasts, que combinam áudio e vídeo.
“De diferentes formas, o formato se faz presente na jornada das pessoas”, afirma Adriana Favaro.
A credibilidade do rádio também é um fator importante, com 50% dos ouvintes considerando as informações transmitidas como confiáveis. Além disso, 78% dos consumidores escutam estações AM e FM, 28% utilizam o YouTube e 12% acompanham via serviços de streaming de áudio, revelando a versatilidade do meio na era digital.
O Inside Áudio 2024 revela que 43% dos ouvintes de rádio ouviram podcasts nos últimos três meses, com 48% consumindo semanalmente. Os temas mais populares nos podcasts e no rádio são: comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).