Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições 2024, muitos eleitores ainda não conferiram se o local de votação foi alterado ou se há alguma pendência que os impeça de votar. Para evitar dor de cabeça, o melhor é conferir as informações com antecedência e não deixar nada para a última hora.
Para verificar o local de votação e a situação junto à Justiça Eleitoral, basta acessar a página de serviços eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informar: nome completo, número do título de eleitor ou do CPF, data de nascimento, nome da mãe e do pai.
Depois disso, clique no botão “Título Eleitoral” e, em seguida, na seção “Onde votar”. Aparecerão então as informações completas sobre o local de votação, com o endereço, a seção, a zona eleitoral e até um link de localização.
Também é possível verificar se há pendências legais acessando a seção “Consultar situação eleitoral”, onde aparecerá se o eleitor está com todas as obrigações cumpridas e se coletou a biometria.
Com esse mesmo acesso, é possível também consultar e gerar boletos para pagamento de multas eleitorais, emitir justificativa eleitoral e ver as unidades da Justiça Eleitoral.
e-Título
Além do site do TSE, também é possível acessar essas mesmas informações no celular, através do aplicativo e-Título, disponível para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android, para eleitores com título regular ou suspenso.
O e-Título, no entanto, só poderá ser baixado ou atualizado para as eleições deste ano até o dia 5 de outubro (sábado).
Vale destacar que é necessário levar um documento com foto para votar: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Mas, caso o eleitor tenha a biometria coletada, ele poderá apenas apresentar o aplicativo e-Título no momento da votação.
Leia mais:
Mais de 10 locais de votação foram alterados em Anápolis nas eleições 2024; veja quais são