A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na última segunda-feira (9), um helicóptero que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, vindo da Venezuela, transportando aproximadamente 240 kg de drogas.
A ação ocorreu próximo a Manaus (AM) e foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), com a participação de duas aeronaves A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk, em uma operação integrada com a Polícia Federal (PF).
Assim que a aeronave ingressou no espaço aéreo sem apresentar plano de voo, foi considerada suspeita e passou a ser monitorada pelo Comando de Operações Aeroespaciais.
Helicóptero realizou pouso forçado
O piloto de um dos A-29 observou que o helicóptero fez um pouso forçado em uma área verde perto de Manaus, por volta das 16h40 (horário de Brasília).
Agentes da Polícia Federal, a bordo do H-60 Black Hawk da FAB, abordaram a aeronave e apreenderam uma carga de skank, também chamado de “supermaconha”, a droga sintética é mais forte do que a natural e contém altos índices de THC. O piloto fugiu antes da chegada das autoridades.
A interceptação ocorreu como parte da Operação Ostium, uma iniciativa que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O foco da operação é combater atividades ilícitas no espaço aéreo brasileiro, por meio de ações coordenadas entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e os órgãos de segurança pública.
Leia mais:
Portões Abertos 2024: Esquadrilha da Fumaça encanta o público na Base Aérea de Anápolis; assista