O teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na zona norte do Recife (PE), desabou no início da tarde desta sexta-feira (30). De acordo com a prefeitura da capital, duas pessoas morreram sob os escombros. O colapso ocorreu durante a distribuição de cestas básicas no local, quando aproximadamente 70 pessoas estavam presentes. As causas do desabamento estão sendo investigadas.
Imagens registradas por testemunhas mostram o desespero para socorrer as vítimas. O acidente deixou pelo menos 24 feridos, conforme informou o prefeito de Recife, João Campos (PSB). Segundo ele, a maioria das vítimas sofreu apenas escoriações leves.
Os feridos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Descoberta e para o Hospital da Restauração.
O prefeito também informou que o protocolo do Centro de Operações da Cidade foi acionado, mobilizando equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil.
“Este é um momento de muita dor para a nossa cidade, de grande solidariedade”, disse o prefeito João Campos.
Em uma publicação no Instagram, o santuário informou que a instalação das placas solares no teto havia sido concluída há seis dias.
Veja o vídeo:
Repercussão
O presidente Lula (PT) referiu-se ao ocorrido como uma “tragédia” e expressou solidariedade à cidade do Recife e às vítimas.
“Com grande tristeza, recebi a notícia das duas mortes e dos feridos, alguns em estado grave, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade às vítimas, seus familiares, amigos e à cidade do Recife neste momento”, escreveu em suas redes sociais.
A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, em razão da tragédia. O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial.
Já a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou ter solicitado o resgate e atendimento imediato às vítimas.
O santuário
A capela onde hoje é o santuário foi construída em 1904, após a chegada de uma imagem fabricada da frança, em comemoração aos 50 anos do dogma de Nossa Senhora da Conceição.
Em 2015, a então paróquia foi elevada à condição de santuário. Ainda não há informações para confirmar se partes históricas do prédio foram destruídas pelo desabamento.