Quarta pesquisa Voga/São Francisco FM mostra Antônio Gomide (PT) com 44,50% das intenções de voto, liderando a disputa pela prefeitura de Anápolis. Com esse resultado, há chance de vitória de Gomide no primeiro turno nas Eleições 2024. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Voga e contratada pela Rádio São Francisco FM. , divulgada nesta segunda-feira (2). Com esse resultado, se a eleição fosse hoje, Gomide venceria no primeiro turno com o dobro de votos do segundo colocado nas pesquisas.
Atualmente, Márcio Corrêa (PL) ocupa a segunda posição, com 22,50% dos votos. Erizania Freitas (União Brasil) surge em terceiro lugar, com 8,88%, enquanto José de Lima (PMB) está em quarto, com 3,38% das intenções de voto. Por último, Hélio da Apae (PSDB) alcançou 1,88% da preferência dos entrevistados.
Entre os entrevistados, 9,5% manifestaram intenção de votar em branco, nulo ou afirmaram não apoiar nenhuma das cinco candidaturas. Além disso, outros 9,38% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.
A pesquisa do Instituto Voga entrevistou 800 eleitores em mais de 120 bairros de Anápolis, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2024. Com um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás sob o número GO-06749/2024.
Pesquisa Espontânea vs. Estimulada
O Instituto Voga utilizou duas abordagens distintas para o levantamento das eleições em Anápolis. Na pesquisa estimulada, os entrevistados receberam uma lista com fotos dos candidatos e escolheram entre as opções apresentadas.
Já na pesquisa espontânea, os eleitores responderam sem qualquer referência a nomes ou imagens, baseando-se apenas em sua própria memória.
A seguir, compare no gráfico o panorama da pesquisa estimulada contratada pela São Francisco FM:
Compare a pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, os entrevistados foram questionados da seguinte forma: “Se as eleições fossem hoje, quem você gostaria que fosse o próximo prefeito(a) de Anápolis?”
Na pesquisa espontânea, 10,13% manifestaram intenção de votar em branco, nulo ou afirmaram não apoiar nenhuma das cinco candidaturas. Além disso, outros 23,75% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.
Leia mais:
Por fim, relembre os números da terceira rodada de pesquisas divulgada em 12 de agosto de 2024, que também indicou possibilidade de definição no primeiro turno: