ANÁPOLIS GOIÁS
VIGÍLIA FRANCISCANA
Atualizado em 19/07/2024 - 22:42
Inicialmente notificada pela própria empresa às 2h30 desta sexta-feira (19), a pane também foi abordada pelo presidente da empresa. (Foto: Reprodução / Bloomberg)
Inicialmente notificada pela própria empresa às 2h30 desta sexta-feira (19), a pane também foi abordada pelo presidente da empresa. (Foto: Reprodução / Bloomberg)

Uma pane cibernética provocada por uma atualização de software impactou redes de computadores de todo o mundo nesta sexta-feira (19). Sistemas responsáveis por organizar a partida de aviões, por transmitir conteúdos de emissoras de televisão, por gerir transferências bancárias e até por agendar consultas médicas pararam de funcionar.

O problema foi provocado por uma falha em uma atualização de um produto da CrowdStrike, empresa multinacional de segurança virtual. O software chamado Falcon Sensor era amplamente utilizado em dispositivos que operam com o Windows, e, ao falhar, fez com que os computadores travassem em uma “tela azul”.

Inicialmente notificada pela própria empresa às 2h30 desta sexta-feira (19), a pane também foi abordada pelo presidente da empresa George Kurtz, na rede social X. “Nós estamos trabalhando com todos os afetados para garantir que os sistemas voltem a funcionar e a entregar os serviços que seus clientes precisam”, escreveu Kurtz. A empresa também se comprometeu a atualizar a situação dos reparos.

Efeitos

Grandes companhias aéreas, como as estadunidenses American Airlines, Delta Airlines, Allegiant Air e United Airlines, e a européia Ryanair suspenderam voos. Transportadoras de todo o mundo e os aeroportos de Cingapura, de Hong Kong, de Nova Deli, de Tóquio, de Berlim e de Amsterdã relatam falhas. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que alguns voos poderiam atrasar devido à pane global.

Bancos e empresas financeiras, inclusive do Brasil, também precisaram avisar os clientes sobre falhas em transferências. O Bradesco emitiu um comunicado em que explica a indisponibilidade dos sistemas do banco e promete que os serviços serão retomados o mais rápido possível. Já o Nubank disse que apenas seu canal de atendimento aos clientes foi afetado.

Redes de televisão, como a britânica Sky New, ficaram fora do ar e até o Manchester United, clube de futebol do Reino Unido, precisou adiar o lançamento de ingressos. No mesmo país, um sistema de agendamento de consultas e procedimentos médicos saiu do ar.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem