ANÁPOLIS GOIÁS
Atualizado em 16/07/2024 - 18:13
O vídeo e a história de Dona Juju servem como inspiração e como um exemplo de que a atividade física é para pessoas de todas as idades. (Foto: Captura)
O vídeo e a história de Dona Juju servem como inspiração e como um exemplo de que a atividade física é para pessoas de todas as idades. (Foto: Captura)

Julieta de Moraes Abreu, de 96 anos, faz exercícios com acompanhamento de um educador físico a cerca de um ano. A moradora de Anápolis, chamada carinhosamente de Dona Juju, viralizou nas redes sociais após o personal trainer Natanael Lancelott compartilhar no Instagram imagens de um dos treinos de força realizados pela idosa.

“Dona Juju é uma guerreira de 96 anos que se supera dia após dia. Trabalhamos juntos como uma equipe em todas as aulas, é uma alegria constante”, explica o educador físico.

Veja o vídeo:

Qualidade de vida

Natanael também falou sobre os treinos, que acontecem duas vezes na semana. “Estamos fazendo exercícios de força visando especialmente a qualidade de vida da Dona Juju. Ela é uma graça, conta os dias para as aulas. Como profissional, percebi uma melhora nas articulações, na postura, na disposição e na mobilidade, mas também no humor, na memória e no bem-estar em geral”, contou.

Giovanna Amaral, filha de Dona Juju, concorda com Natanael. “Ficamos felizes com os exercícios, ela anda de andador, mas anda. Já vai ao banheiro e volta sozinha, vai até a varanda, a sala. Ela sai de casa até hoje, vai para a chácara, fez uma grande diferença“, disse.

A filha conta ainda que, além da idade avançada, Dona Juju resistiu a diversos problemas de saúde. “A mamãe tinha mobilidade reduzida devido a algumas pancadas que ela levou da vida: teve derrame três vezes, vários princípios de infarto, tem sete stents no coração, pressão alta, diabetes, fez a retirada de um dos rins e o outro só funciona 20%. Ela é uma mulher muito resistente, resiliente e forte”, acrescentou.

Ativa e lúcida

Conforme Giovanna, Dona Julieta é a única filha viva de João Gomes de Moraes, fundador do distrito de Joanápolis, em Anápolis. “Sempre foi uma mulher ativa e muito lúcida. Ano passado ela começou ficar ‘meio preguiçosa’ pra andar. Pensamos então em contratar um fisioterapeuta pra ela”, contou.

No lugar de um fisioterapeuta, no entanto, a família optou por dar uma chance a um personal trainer. Foi quando Natanael, que já trabalhava com idosos, entrou na vida de Julieta. Conforme Giovanna, em apenas um mês de treinos a melhora já foi perceptível e desde então Dona Juju continua a melhorar cada dia mais.

O vídeo e a história de Dona Juju servem como inspiração e como um exemplo de que a atividade física é para pessoas de todas as idades, que desejem viver melhor e por mais tempo.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem