Será lançado no próximo dia 31 de julho, no aniversário de 117 anos de Anápolis, o livro de histórias em quadrinhos (HQ) Santana das Antas, com causos e contos que narram as memórias da cidade. A obra aborda várias histórias, por exemplo, a presença dos Sírios-Libaneses na fundação da cidade de Anápolis e a passagem da Coluna Prestes na década de 1920.
O lançamento da HQ será realizado no Anapolitano Café, Mercado Municipal de Anápolis, na rua General Joaquim Inácio, Setor Central. Os primeiros exemplares da obra já estão na pré-venda, com o valor de R$ 39,90. Quatro dos seis contos também foram publicados em versão digital.
Mais informações sobre como adquirir o livro podem ser verificadas no perfil do Instagram @hqsantanadasantas.
Seis histórias originais
Em entrevista à Rádio São Francisco FM, o produtor cultural da HQ, Danilo Costa explicou que o livro é resultado de um esforço coletivo iniciado ainda em 2019. “São seis histórias originais, é realmente um presente para a cidade e para a cena cultural”, disse.
Ele contou que vários obstáculos impediram a finalização do livro, que ficou pronto quatro anos depois do projeto original. “Passamos por diversas adaptações e surpresas, uma inflação imensa no preço dos papéis e depois a pandemia, mas conseguimos iniciar o projeto e estamos muito felizes por entregar ele para a sociedade”, relatou o produtor.
“A arte, a cultura e a literatura têm um papel essencial. Precisamos lembrar que construir imaginários é algo tão importante quanto qualquer outro segmento da nossa sociedade”, destacou.
Além de Danilo, a iniciativa também conta com os ilustradores Pedro Gomide e Nilto Cardoso, roteiro de José Fábio da Silva edição de Mário Alarcão e assistência de produção de Andreza Rigo Abrantes.
A HQ Santana das Antas foi possível graças a um financiamento promovido pelo Fundo Municipal de Cultura de Anápolis 2019. A iniciativa é uma realização da Taom Soluções Criativas, Academia de Letras de Anápolis (ALEA), Imane e Coletivo Bicheiro.