“Tomo”, um usuário japonês do X (ex-Twitter), ganhou as redes ao compartilhar um feito inusitado: a reconstrução de uma nota de 10 mil ienes (R$ 340) que foi triturada por acidente junto com papéis que seriam descartados.
Conforme o jornal estadunidense Oddity Central, o rapaz separou fragmento por fragmento cada pedacinho da nota, em meio a uma pilha de papel picado. Tomo, diz que seu pai colocou o dinheiro junto com outros documentos em um envelope, se esqueceu e colocou tudo em uma trituradora.
O pai sabia que Tomo gostava de quebra-cabeças e por isso resolveu desafiar o filho a reconstruir a nota. O rapaz diz que ficou obcecado com esta difícil missão e trabalhou por 3 semanas até conseguir separar todas as partes da nota. Além de extremamente pequenos, os pedacinhos de papel possuem uma cor parecida com a de papel comum.
Para resolver o “quebra-cabeça”, o rapaz colocou uma nota de 10 mil ienes inteira embaixo de um plástico transparente e a usou como referência. Cada fragmento descoberto por Tomo foi colado sobre a nota inteira, no lugar onde ele imaginava que se encaixaria.
Tomo compartilhou uma foto do resultado final no dia 21 de março. É possível ver que ainda faltam muitos pedaços e a nota está quase irreconhecível. Mesmo assim, o rapaz enviou o dinheiro para o Banco do Japão no fim de março e solicitou a substituição pelo valor.
A política do Banco determina que são necessários mais de 2/3 (66%) do papel moeda para que seu valor total seja ressarcido, além disto o número de série precisa estar visível. Tomo levou entregou o “quebra-cabeça” no final do mês passado e apenas recentemente conseguiu uma reposta, o valor integral foi ressarcido.