“Bacamarte de amurada” essa foi a arma apreendida nesta quarta-feira (20) pela Polícia Militar (PM) em Anápolis. O armamento histórico que espalha grande carga de chumbo grosso estava na posse de um homem de 30 anos, que foi preso no pátio de um posto de combustíveis, na Avenida Universitária.
O flagrante aconteceu enquanto as viaturas eram abastecidas e naquele momento os policiais notaram o suspeito manuseando um objeto enrolado em um lençol. A partir disso, os militares abordaram o motorista e localizaram a arma tipo espingarda.
Questionado pela PM o homem disse que venderia a arma pelo valor de R$ 1.300. Então, os policiais conduziram o suspeito para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Por esse momento, o suspeito responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Afinal, qual o contexto histórico do “bacamarte de amurada” ?
O “bacamarte de amurada” era uma das armas mais especializadas em uso nos séculos XVIII e XIX. Trata-se de uma de fogo de cano curto e largo. De grande calibre, foi muito utilizada durante os séculos XVIII e XIX.
Devido ao seu peso, que poderia chegar a até 15 quilos, seu disparo era feito amparado por uma espécie de ‘muro’ em fortalezas ou navios, por isso também é conhecido como bacamarte de amurada.
Plantão Policial
Ouça detalhes dessa ocorrência no Plantão Policial da Rádio São Francisco FM nesta quinta-feira (21):