O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (9), novos dados que mostram a presença dos aparelhos de rádio nos lares brasileiros. As informações foram colhidas no ano de 2022 e integram o módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua.
Conforme o IBGE, mais de 56% dos domicílios brasileiros têm ao menos um rádio. A Região Sul lidera a pesquisa, com os aparelhos presentes em 64,8% das casas, seguida das regiões Sudeste (58%), Nordeste (54,9%), Centro-Oeste (47,5%) e Norte (46,8%).
Mas não é necessário ter um aparelho de rádio para acessar esta mídia, 82,4% da população usa a internet para ouvir músicas, rádio ou podcast. No setor rural, 58,2% dos domicílios possuíam rádio, percentual ligeiramente superior ao do setor urbano, com 56,3% dos domicílios.
Investir em anúncio no rádio pode trazer benefícios para o negócio. Entre eles, o custo-benefício, já que o veículo é uma mídia de grande alcance e penetração, com valores mais acessíveis do que a TV, por exemplo. Então, em Anápolis, as rádios São Francisco 97.7 FM e 96.3 FM são alternativas quando o assunto é resultado.
Rádios mais ouvidas de Anápolis
De acordo com pesquisa do Instituto Voga Brasil, 70.1% dos anapolinos escutam rádio e a São Francisco é a mais ouvida de Anápolis. Desse percentual, 19.2% preferem a 97.7 FM enquanto 15.6%, a 96 FM. Dessa forma, as emissoras são, respectivamente, a primeira e a segunda rádios mais ouvidas da cidade.
Portanto, anunciantes que buscam atingir diferentes faixas de idade e gênero com uma frequência que abrange o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, podem entrar em contato com o Departamento Comercial da Rádios de Resultado (RDR) — marca comercial que representa as emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel.
“É rápido e eficaz. É possível inserir marca, produto ou serviço na programação com agilidade. Nosso time é capaz de identificar necessidade, perfil e público consumidor e planejar a mídia de forma imediata. Os resultados independem do porte, se pequeno comerciante ou grande varejista”, garante o gerente comercial Alex Arruda.