Neste ano, a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis completou 25 anos desde que recebeu o selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A certificação é conferida pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2023, a Santa Casa obteve a renovação do selo por mais três anos.
Para ter a certificação, de acordo com o Ministério da Saúde, uma unidade hospitalar deve também atender a outros critérios, como o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto. A instituição também deve garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto do recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
“Bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorre com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título”, indica o Ministério da Saúde.
O diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, Dr. Murilo Santana, reitera a importância do selo IHAC. “Aqui, seguimos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher, sem esquecer do papai e familiares, mantendo valores, e ampliando a nossa visão e seguindo como referência em obstetrícia no estado de Goiás”, afirmou. A instituição é mantida pela Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA).