Nos últimos três anos, veículos de rádio tiveram melhor desempenho financeiro do que algumas grandes emissoras de TV, como Globo, Record, SBT e CNN Brasil. Em 2022, a Rádio Gaúcha, por exemplo, teve lucro líquido de R$ 12,2 milhões, valor 53% maior que o registrado em 2021. O veículo sediado em Porto Alegre pertence ao Grupo RBS.
O mesmo balanço apontou que a empresa lucrou R$ 46,2 milhões com mídias digitais no ano passado, 12,6% a mais que no ano anterior. As informações são do Na Telinha, portal do conglomerado UOL.
No ano passado, a Rede Record teve prejuízo de R$ 516,9 milhões. Neste mesmo ano, o SBT, conforme balanço divulgado pelo site Notícias da TV, perdeu R$ 29 milhões e só conseguiu fechar o ano com lucro de R$ 18,8 milhões devido a investimentos financeiros.
A diferença entre os números da TV e do rádio também são visíveis dentro do Grupo Globo: EPTV Central, uma das principais afiliadas, registrou queda de 66% no seu lucro líquido, que foi de R$ 872 mil.
A Globo Comunicação e Participações, empresa que engloba negócios como Globoplay e TV Globo, teve prejuízo operacional líquido de R$ 501,1 milhões em 2022. Como o SBT, a Globo salvou os lucros com a renda de investimentos e fechou o ano com R$ 2,1 bilhões positivos.
Anunciar em rádio
Investir em anúncio no rádio pode trazer benefícios para o negócio. Entre eles, o custo-benefício, já que o veículo é uma mídia de grande alcance e penetração, com valores mais acessíveis do que a TV, por exemplo. Em Anápolis, as rádios São Francisco 97.7 FM e 96.3 FM são alternativas quando o assunto é resultado.
De acordo com pesquisa do Instituto Voga Brasil, 70.1% dos anapolinos escutam rádio e a São Francisco 97.7 FM é a mais ouvida de Anápolis. Desse percentual, 19.2% preferem a 97.7 FM enquanto 15.6%, a 96.3 FM. Dessa forma, as emissoras são, respectivamente, a primeira e a segunda rádios mais ouvidas da cidade.
Anunciantes que buscam atingir diferentes faixas de idade e gênero com uma frequência que abrange o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, podem entrar em contato com o Departamento Comercial da Rádio de Resultados (RDR) — marca comercial que representa as emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel.
“É rápido e eficaz. É possível inserir marca, produto ou serviço na programação com agilidade. Nosso time é capaz de identificar necessidade, perfil e público consumidor e planejar a mídia de forma imediata. Os resultados independem do porte, se pequeno comerciante ou grande varejista”, garante o gerente comercial Alex Arruda.