O 1º Encontro de Brechós de Anápolis acontece entre os dias 11, 12 e 13 de agosto, na Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí. O evento, promovido pelo Grupo Encontro de Brechós de Anápolis, contará com mais de 35 brechós da cidade e região. Em síntese, a iniciativa tem apoio do do Sebrae Goiás, Prefeitura Municipal e Sindicato do Comércio Varejista de Anápolis.
Fabia Moreira dos Santos, de 40 anos, é dona de brechó e está ajudando a organizar o encontro. “Além de contribuírem para a economia criativa, esses estabelecimentos oferecem uma maneira sustentável de consumir roupas e objetos usados, reduzindo o impacto ambiental da indústria da moda”, explica.
Ariane Albuquerque, de 42, acredita num crescimento significativo do segmento de brechós nos últimos anos. “Já estou no ramo há muito tempo e os negócios sempre foram crescendo. Além de ser uma opção barata e segura para o cliente, pode ser uma ótima fonte de renda para o empreendedor”, pontua.
Nova abordagem para a moda
Os brechós existem no Brasil há mais de duzentos anos. No início esses estabelecimentos visavam apenas as pessoas que não tinham condições para comprar roupas novas. Hoje, no entanto, o perfil do consumidor dos brechós se expandiu e abrange outras classes sociais, chamando a atenção de artistas, cenógrafos, amantes da moda vintage e curiosos.
De acordo com dados do Sebrae, o Brasil possui cerca de 119 mil brechós ativos, registrando um crescimento de 30% nos últimos 5 anos. Destaca-se, que durante a pandemia o setor cresceu ainda mais, aumentando 11%.
O relatório “O Estado da Moda em 2023”, divulgado pela Agência The Business of Fashion e pela consultora estratégica McKinsey & Company, destaca que os artigos de baixo custo se destacam cada vez mais entre os consumidores, e as marcas que apostam em propostas sustentáveis conquistam a simpatia do público.