No mês de maio, dedicado ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Fundação Frei João Batista Vogel se uniu a parceiros da Rede Doe e promoveu ações pedagógicas com o objetivo de conscientizar pais e crianças anapolinas. A campanha Maio Laranja entregou mais de mil unidades da Almofada Legal.
As ações contaram com a distribuição da Almofada Legal, um instrumento educativo em formato de brinquedo, com uma imagem do corpo humano, que indica os locais onde a criança pode, ou não, permitir que outra pessoa toque.
Idealização
A ferramenta pedagógica foi criada pela advogada e especialista em Direitos Humanos Danielle Nava. “Sabemos que o abuso de crianças ainda é um assunto tabu. Contudo, o silêncio só protege o agressor. Tenho certeza de que, com a ajuda da Fundação, conseguimos tocar muitas famílias e proteger as crianças”, diz a idealizadora.
As atividades fizeram parte do cronograma da Secretaria Municipal de Integração e foram realizadas em diferentes locais, como Teatro Municipal, Colégio São Francisco de Assis, Supermercado Pérola – Calixtópolis, além de unidades escolares da rede pública de ensino.
A jornalista e coordenadora de projetos sociais da FFJBV, Inaê Ribeiro, destaca as atividades realizadas no decorrer do mês. “A gente pôde fazer atividades lúdicas e conversar com as crianças, alertar os pais sobre temas importantes como a identificação e a denúncia de um abuso sexual, além de sinais de perigo. Tudo isso só foi possível graças à ajuda de nossos parceiros”, diz, ao citar a Associação Artemis, Supermercado Pérola e a Prefeitura de Anápolis com a Rede de Proteção.