Acontece a partir do próximo dia 8 de agosto, na Praça Dom Emanuel, o 2º Encontro de Brechós Mais, em Anápolis. 40 expositores diferentes já confirmaram presença no evento que marca o dia dos pais e acontece até 11 de agosto.
Em entrevista à Rádio São Francisco FM, as empreendedoras Ariane Albuquerque e Fabi santos, idealizadoras do Encontro, falaram sobre as mudanças do mercado de itens de segunda mão nos últimos anos.
“Antes, as pessoas tinham uma visão muito fechada quanto aos brechós, hoje isso já mudou muito. Tem muitos brechós em Anápolis, que fazem sucesso e tem roupas muito boas”, explica Ariane.
Os brechós existem no Brasil há mais de duzentos anos. No início esses estabelecimentos visavam apenas as pessoas que não tinham condições para comprar roupas novas. Hoje, no entanto, o perfil do consumidor dos brechós se expandiu e abrange outras classes sociais, chamando a atenção de artistas, cenógrafos, amantes da moda vintage e curiosos.
Roupas e muito mais
Ariane destaca a diversidade de itens que se pode encontrar atualmente nos brechós. “Não trabalhamos só com roupas, são calçados, acessórios, roupas de banho, cosméticos, perfumes e até itens de casa, como talheres, utensílios e móveis”, relata.
A primeira edição do evento, em 2023, tinha a expectativa de receber 5 mil pessoas, mas conforme as organizadoras foram cerca de 10 mil visitantes. Para Fabi, estes números representam um aumento de interesse pela moda sustentável. “Este é o nosso segundo ano de encontro e o evento cresceu ainda mais. A sustentabilidade é uma palavra chave para o nosso ramo”, explica.
“As peças tem história e eu gosto de pensar que quando uma roupa sai do brechó, a pessoa que adquiriu vai adicionar e prolongar a vida desta peça. Eu gostaria de convidar todos, inclusive os homens, para vir ao evento, temos produtos para todos os públicos!”, adiciona a empreendedora.
De acordo com dados do Sebrae, o Brasil possui cerca de 119 mil brechós ativos, registrando um crescimento de 30% nos últimos 5 anos. Destaca-se, que durante a pandemia o setor cresceu ainda mais, aumentando 11%.