Os 246 municípios de Goiás empossaram seus prefeitos e vice-prefeitos para os próximos quatro anos. Mas quantos desses eleitos são nascidos em Anápolis? O jornalismo da Rádio São Francisco FM averiguou e, em levantamento, descobriu a capilaridade dos anapolinos nos principais cargos municipais do estado. Ao todo, a cidade contribuiu com oito prefeitos e seis vices eleitos ou reeleitos em 2024.
Inclusive, três chapas eleitas em outras cidades são compostas por “turistas” anapolinos: as de Campo Limpo de Goiás, Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás. Contudo, o fato comum entre os municípios é a proximidade com Anápolis, com distâncias que variam entre 18km e 54km, que pode ter impactado na formação das composições 100% anapolinas.
Porém, a presença de Anápolis também foi percebida nas gestões de cidades distantes, não ficando limitada somente para os municípios vizinhos. Campos Belos, no extremo norte de Goiás, e Nova Crixás, no noroeste goiano, são exemplos com gestores anapolinos empossados neste ano: Pablo Geovanni (União) e Rodrigo Carvalho (MDB).
Qual a maior cidade gerida por prefeito nascido em Anápolis?
Sem muita surpresa, o anapolino com o maior desafio em Goiás é o empossado Márcio Corrêa, eleito na cidade onde nasceu. Afinal, Anápolis acumula maior população (cerca de 410 mil) e Produto Interno Bruto (cerca de R$ 18 bi) em relação as demais cidades.
Quem mais se aproxima é Goianésia, com mais de 70 mil habitantes e PIB próximo a R$ 2 bilhões. Por lá, o anapolino na disputa acabou reeleito: o prefeito Renato de Castro (União).
Força anapolina em 2022
A cada eleição que passa, Anápolis sacramenta sua força como celeiro de grandes políticos. Em 2022, nas eleições majoritárias, a cidade reelegeu três governadores em todo o Brasil: Ronaldo Caiado (União), em Goiás; Antônio Denarium (PP), em Roraima; e Mauro Mendes (União), no Mato Grosso.
Abaixo, a lista dos prefeitos e vices empossados em Goiás que são nascidos em Anápolis
Prefeitos:
- Alexânia – Warley Gouveia (Podemos)
- Anápolis – Márcio Corrêa (PL)
- Campo Limpo de Goiás – Graciele da Arte Trigo (União)*
- Campos Belos – Pablo Geovanni (União)
- Goianésia – Renato de Castro (União)
- Leopoldo de Bulhões – Roberta Caetano (MDB)
- Ouro Verde de Goiás – Rodrigo Fonseca (PL)*
- Petrolina de Goiás – Tiago Pacheco (União)*
Vice-prefeitos:
- Abadiânia – André do Dão (Novo)
- Campo Limpo de Goiás – Alzemar (PL)*
- Nova Crixás – Rodrigo Carvalho (MDB)
- Nova Veneza – Reginaldo (PL)
- Ouro Verde de Goiás – Ana Paula (PSD)*
- Petrolina de Goiás – Fernando Vieira (MDB)*
*: chapas 100% nascidas em Anápolis
Leia mais:
Ex-membros da gestão Roberto Naves vão compor governo de Goiânia