• Bate Rebate debate sobre a importância de cuidar da saúde mental Segunda-feira, 13/01/2020 às 10:25:53

    Lucas Almeida 

    Na manhã desta segunda-feira, 13, o médico psquiatra Daniel Gamero concedeu entrevista ao programa Bate Rebate sobre a importância e os cuidados para ter uma saúde mental e promoveu também esclarecimentos sobre temas como depressão, ansiedade e fobias. A entrevista levou em conta a campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão.

    De acordo com o psiquiatra, o mês de janeiro não foi escolhido por acaso. “O período é bem propício, esse fim de ano e início de um novo é cheio de metas, promessas e acaba que crises de ansiedade e depressão podem ser desencadeadas a partir das frustrações”, explicou Gameiro.

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que o percentual de afetados pela depressão é de 4,4%, o equivalente a 322 milhões de pessoas. Cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com depressão. Isso faz do Brasil o país com o maior índice da doença na América Latina e o segundo maior nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Apesar de números tão grandes, a atenção à saúde mental ainda não é uma prioridade em nossa sociedade.

     

    Foto: Lucas Almeida