• Saneago: benefícios ficam e transtornos também Quinta-feira, 05/12/2019 às 09:06:41
    Weber Witt 
     
    Nem sempre os transtornos passam, como garantem aquelas placas clichês fixadas em obras. Os benefícios têm ficado e os transtornos também. Pelo menos é assim, em Anápolis, quando se trata da instalação de rede de esgoto e extensão de rede pluvial feitas pela Saneago.
     
    A recuperação da pavimentação, que poderia ser feita logo após o término da obra, leva semana e, às vezes, até meses para ser concluída. “Olha só aqui na rua de casa a situação (foto). Buraco para todo lugar, um aqui no meio [da rua] é uma cratera e eles não arrumam”, diz o contador Jorge Melo, em vídeo enviado ao Jornalismo São Francisco.
     
    No vídeo, a rua a qual o contador se refere, é a Avenida Perimetral, no Residencial Vale do Sol. O problema, no entanto, não é exclusividade do bairro em que Jorge mora. É recorrente em diversas partes da cidade. Quem garante é o motorista do transporte público Paulo Ribeiro.
     
    “A Saneago está fazendo buraco para todo lugar e não está havendo recuperação. Na Fabril, Nossa Senhora da Abadia e Santa Cecília tem tanto buraco que as linhas de ônibus estão quase tendo que mudar”, afirma.
     
    Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos esclarece que a SANEAGO está fazendo uma extensão de mais 3km de rede pluvial e a prefeitura está pavimentando, cerca de 300 a 400 metros por dia, de acordo com as condições climáticas.
     
    De acordo com a gerente da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano, em entrevista ao Bate Rebate no dia 28 de novembro deste ano, foi iniciado no dia 4 do mesmo mês a execução de obras do Plano de Ações Emergenciais. “Realmente um transtorno imenso. Estamos recompactando as valas porque a chuva vem e acaba levando o material”, afirmou. Ouça a resposta na íntegra e o contexto. 
     
    Audiência de prestação de contas da Saneago
     
    Será realizada nesta quinta-feira, 5, uma audiência pública de prestação de contas da Saneago com a população anapolina. Será a partir das 9h30, na Câmara Municipal de Anápolis. Em discurso na tribuna na sessão ordinária dessa quarta-feira, 4, o vereador Teles Júnior (PMN) lembrou que o evento é previsto por uma lei sancionada em 2018, de sua autoria, que estabelece a prestação de contas.
     
    Ele citou o artigo 1º da lei: “A empresa prestadora de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, mediante outorga do Município de Anápolis, prestará contas de suas atividades para o Poder Legislativo municipal”. Segundo o vereador, a gerente da Saneago em Anápolis garantiu que a empresa estará presente na Câmara.

    Atualização

    O repórter Jonathan Cavalcante acompanhou a audiência. Ouça a matéria.
     
    Foto: reprodução