• Novembro Azul | A importância de procurar o urologista antes de qualquer sintoma Terça-feira, 05/11/2019 às 10:49:19

    Lucas Almeida


    O urologista Diego Antônio Calixto foi o entrevistado do programa Bate Rebate na manhã desta terça-feira, 5. No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, o médico alertou sobre a importância dos homens procurarem um especialista, e também sobre os desafios de quebrar preconceitos diante da sociedade que estigmatiza cada vez mais a masculinidade.

    “Nossa cultura privilegia o homem que não se cuida. As mulheres vão ao ginecologista acompanhada da mãe ainda na infância. Agora, raramente a gente vê um pai levando o filho no urologista. Em geral, o homem fica bastante amedrontado de ir ao médico”, explicou Diego. O especialista ainda salientou que o câncer de próstata é uma doença assintomática e que quando o paciente começa a perceber, já está em nível muito avançado e de difícil tratamento.

    De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem, 70% dos homens só vão às consultas médicas acompanhados das mulheres ou dos filhos. Em 2017, cerca de 15 mil mortes ocorreram em decorrência do câncer de próstata no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde e revelam a importância de ter um mês dedicado a conscientização e alerta sobre as principais medidas preventivas que podem garantir longevidade aos homens no país.


    Foto: Tatiane Bastos