• Queda de energia paralisa 192 do Samu; acionado 193 por celular, 190 quem atende Sexta-feira, 01/11/2019 às 09:01:53
    Weber Witt

    Uma queda de energia elétrica na região da sede do Samu, no Parque Nova Capital, em Anápolis, prejudicou o atendimento no início desta semana. Quando falta energia, a Secretaria de Saúde orienta que as ligações sejam direcionadas para o 193 do Corpo de Bombeiros. Porém, quando a chamada é realizada de celular, a ligação é redirecionada para o 190 da Polícia Militar.

    O problema foi identificado por ouvintes da Rádio São Francisco e confirmado pela produção de Jornalismo da 97.7 FM, desde julho deste ano. Durante a queda de energia, a produção ligou de um celular, nesta semana, para o 193, conforme orientação da Secretaria de Saúde, mas foi um policial militar quem atendeu a ligação e explicou a falha.

    “Às vezes, cai no número de emergência. Quando liga 19, já entende como 190 e escreve [na tela do celular] ‘número de emergência’. Liga no número fixo do Corpo de Bombeiros: 3328-2434”, orientou, ao ser interpelado que nem todas as pessoas, em uma situação cotidiana de emergência, saberia o número fixo para acionar o serviço. “Está com esse problema. É complicado”, admitiu o policial militar.

    O que diz o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

    Em entrevista ao repórter Jonathan Cavalcante, em matéria veiculada pelo Bate Rebate na manhã desta sexta-feira, 1º, a coordenadora do Samu em Anápolis, Eliane Bento Moreira, explicou que um nobreak mantém estável o fornecimento de energia elétrica somente por um curto período de tempo, mas que a população não fica sem atendimento em decorrência da falha.

    “Se a ligação cair em qualquer outro número, a gente solicita a população que nos notifique pelo e-mail samu@anapolis.go.gov.br ou pelo telefone 3902-6300 informando o número discado, se foi para o 192 ou 193. Isso para que a operadora Oi seja notificada e busque solução para o problema”, explicou a coordenadora do Samu, Eliane Moreira.

    Foto: Jonathan Cavalcante