• Vacinação é tema de série de matérias produzidas pelo Jornalismo São Francisco Terça-feira, 08/10/2019 às 10:34:08
    Weber Witt

    A Rádio São Francisco iniciou na manhã desta terça-feira, 8, uma série de matérias sobre vacinação. Com a produção de Lucas Almeida, Tati Bastos e Weber Witt, os repórteres Evaristo Pereira e Jonathan Cavalcante vão falar, entre os dias 8 e 14 de outubro, sobre a importância da vacina em cada fase da vida, mitos e verdades, impactos sociais e econômicos e também sobre o movimento antivacina.
     
    Informações sobre a nova Campanha Nacional de Vacinação cujo foco são dois grupos abriu a série. O primeiro, vai imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade entre os dias 7 e 25 de outubro. O dia D de vacinação desse grupo será no dia 19 de outubro. Já o segundo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.
     
    “A vacina age contra a evolução para as formas graves do sarampo, como encefalite [inflamação no cérebro], pneumonia e otite [infecção no ouvido]. A doença tem uma taxa de ataque acima de 90%, ou seja, se o vírus for difundido em uma população não vacinada, ela fica suscetível e as complicações podem levar a óbito”, explicou a infectologista Deborah Mota Carvajal, em entrevista ao repórter Jonathan Cavalcante.
     
    A transmissão, segundo a médica, se dá por partículas contaminadas suspensas no ar ou por gotículas de saliva e contato com secreções do paciente contaminado. “Febre alta, vermelhidão, tosse, coriza e conjuntivite estão entre os sintomas”, esclareceu Deborah. A consultora de saúde Nayara Dias reconhece a importância da imunização para ela e o filho de 3 anos.
     
    “Essa epidemia de sarampo há anos não acontecia no Brasil”, afirmou, ao apontar as notícias falsas como causadora da epidemia. “Algumas pessoas falam que vacina não adianta, mas, adianta, sim”, frisou. Sintonize 97.7 FM e acompanhe a série, que vai ao ar de segunda a sábado no programa Bate Rebate, entre 6h20 e 9 horas.

    Ouça a matéria aqui.
     
    Em Anápolis, os postos que vão oferecer vacina contra o Sarampo são Residencial Arco-Íris; Jardim Arco Verde; Bairro de Lourdes; Bairro das Bandeiras; Bairro Calixtolândia; Vila Fabril; Conjunto Filostro Machado; Jardim Guanabara; Jardim Suíço; Bairro JK; Setor Industrial Munir Calixto; Parque Iracema; Parque dos Pirineus; Bairro Recanto do Sol; Bairro São Carlos; Bairro São José; Bairro São Lourenço; Bairro Santo Antônio; Bairro Jundiaí (Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury Jr.); Vila União; e Vivian Parque. 
     
    Foto: Reprodução Prefeitura Municipal de Anápolis