• Operação Cerrado Vivo: período de seca aumenta risco de incêndios Terça-feira, 23/07/2019 às 09:11:27

    Weber Witt

    O Corpo de Bombeiros Militar realiza em todo o estado a Operação Cerrado Vivo. Em entrevista ao repórter Evaristo Pereira, o tenente-coronel Ricardo Silveira Duarte afirmou que um dos principais objetivos é a prevenção de incêndios na vegetação.

    Segundo Ricardo, este período do ano é o mais crítico. “Vegetação seca, umidade relativa do ar baixa provoca alto índice de incêndio. As pessoas ainda insistem em colocar fogo em lotes baldios e às margens de rodovias e isso provoca grande dano ao meio ambiente”, afirmou.

    De acordo com o portal do governo de Goiás, desde o início do ano já foram registradas mais de 900 ocorrências em todo o Estado. Além de danos ao meio ambiente, as queimadas provocam, ainda, problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.

    Além disso, aumenta o risco de acidentes com veículos. “Incêndio em rodovia compromete a visibilidade do motorista devido a fumaça”, explicou o tenente-coronel Ricardo Duarte, ao lembrar da Operação Férias que está na última semana, que tem foco na prevenção de afogamentos.

    Foto: Reprodução