• Fundação Frei João Batista Vogel institui Manual de Jornalismo e Princípios Editoriais Sexta-feira, 05/07/2019 às 16:37:56

    Lucas Almeida

    “Existem poucas funções como a do Jornalismo com tanta influência sobre a sociedade”. Essa frase foi dita pelo Papa Francisco durante discurso feito ao Conselho Italiano da Ordem dos Jornalistas, em setembro de 2016. Em busca de aprimorar a prática jornalística nas emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel (FFJVB), foi instituído na manhã desta sexta-feira, 5, o Manual de Jornalismo e Princípios Editoriais.

    O conteúdo exposto no manual traz afirmações do Papa e direcionamento embasado no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Assim, os jornalistas das emissoras Rádio 96, São Francisco 97,7, e Cultura 101 FM, de Catalão, são instruídos a desenvolver um trabalho ético e isento, além de saber como lidar com fontes, autoridades políticas e como se comportar nas redes sociais.



    “O manual é importante para que a Fundação oficialize e deixe registrado de forma clara para todos os envolvidos em sua programação jornalística, não só as regras e condutas exigidas, como também reforçar seu princípio editorial. Questões como essas sempre foram cobradas informalmente e agora foram oficializadas, de modo a demonstrar o comprometimento da FFJBV com a credibilidade e isenção das informações levadas aos seus milhares de ouvintes diariamente”, destacou o diretor executivo Victor França.

    Ainda segundo Victor, a atitude coopera com a nova realidade da comunicação e reforça que os princípios éticos sejam mantidos e consolidados ao longo da história da FFJBV.

    Foto: Lucas Almeida