• Fumaça e resíduo de indústria causam transtornos Sexta-feira, 24/05/2019 às 10:34:30

    Weber Witt 

     

    Moradores vizinhos a uma indústria farmacêutica, localizada na Avenida Brasil Norte, na Cidade Jardim, reclamam da fumaça emitida pela empresa. Um dos transtornos, segundo a dentista Sirlene Gonçalves, tem apresentado sinais na saúde pela inalação de fumaça. 

    “Minha vizinha teve pneumonia. A cunhada dela também. Eu tive problemas nos olhos com dor, ardência e dores de cabeça”, conta Sirlene. Segundo ela, a indústria solta fumaça, ora clara ora escura, de dia e de noite. “Fico sufocada devido ao meu problema de bronquite e asma”, desabafa outra moradora.

    Além dos problemas de saúde, os moradores reclamam, ainda, do excesso de barulho. Em documento enviado ao Ministério Público, eles sustentam que a fumaça é tóxica, além de a empresa funcionar 24 horas em bairro residencial e não industrial.

    “É um desrespeito o que estão fazendo com nossa região”, relata uma moradora a um funcionário da indústria em um dos vídeos enviados ao Jornalismo São Francisco. “Olha que sujeira”, diz, em outro vídeo, a pediatra Gina Tronconi ao apontar para a piscina com resquícios da fumaça.

    Barulho e fumaça 

    De acordo com o gerente de fiscalização e postura de Anápolis, Jeremias Vidal, o departamento não recebeu denúncias dos moradores quanto a perturbação de sossego. Segundo ele, a última reclamação foi quase 10 anos atrás. 

    Procurado para comentar sobre a poluição atmosférica, conforme alega os moradores, Jackson Charles, secretário municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, não retornou às ligações da Rádio. 

    O que diz a empresa 

    Questionada pela São Francisco se a indústria admite o fato, o que tem feito para solucionar o problema, prazo, se a fumaça é filtrada e qual o composto da substância, a Novafarma - Fresenius Kabi Brasil se manifestou por nota. Leia abaixo. 

    Informamos que um equipamento das utilidades da empresa mostrou um desvio e gerou, por um curto período de tempo, uma criação particular fora do normal que, todavia, não causa nenhum risco ou problema a pessoas e/ou meio ambiente.

    A situação foi prontamente resolvida com ação corretiva imediata da empresa, com o investimento em um equipamento adicional para evitar esse tipo de ocorrência. A Fresenius Kabi Anápolis preza o bom relacionamento com a comunidade e o respeito ao meio ambiente.




    Fotos: divulgação moradores