• Automedicação é responsável por 30% dos casos de intoxicação Sexta-feira, 03/05/2019 às 10:49:12
    Leandro Santiago

    Quem tem o costume de apelar para aquela “farmácia” instalada no banheiro toda vez que fica doente deve rever essa postura. No Brasil, 30% dos casos de intoxicação são causados pelo uso inadequado de medicamentos.
     
    Para falar sobre o assunto, o Bate Rebate recebeu o farmacêutico e coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama) Reinan da Cruz. Segundo Reinan, mesmo os medicamentos mais populares podem causar problemas de saúde.

    “Todo medicamento é uma droga e o que faz se tornar uma droga, é a dosagem. E a dosagem pode ser diferente para pessoas”, alertou Reinan. Segundo o farmacêutico, essa intoxicação pode se manifestar através de vômitos, diarreia, náuseas, dores no corpo, entre outros sintomas. Por isso, é recomendável consultar o médico antes de ingerir qualquer substância.

    O uso frequente de medicamento faz com que várias bactérias tenham se tornado resistentes à medicação, tornando a cura mais complicada. “As pessoas não tem consciência do que estão tomando. É muito fácil o acesso aos medicamentos. Não vá pela orientação de um amigo”, completou.

    Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil