• Dívidas: dicas para tirar as contas do vermelho Quinta-feira, 02/05/2019 às 13:19:56
    Leandro Santiago

    De cada 10 famílias brasileiras, seis estão endividadas. É o que diz a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em março. Quadro que para o contador Fernando de Paula, é causado por vários fatores.

    Fernando aponta os juros abusivos de cartão de crédito e cheque especial, mas o brasileiro no geral, também peca pela limitada noção sobre finanças. “Pela falta de entendimento financeiro, as pessoas acabam caindo em várias armadilhas”, apontou Fernando, em entrevista no Bate Rebate desta quinta-feira, 2. “O ideal é procurar uma alternativa para fazer o pagamento”, completou, referindo-se aos dois maiores vilões da vida financeira do brasileiro.

    Para quem ficou com problemas financeiros após as contas do início do ano, Fernando deu uma série de recomendações. “Primeiro, saber exatamente o valor que você deve e para quem você deve. Feito isso, você deve pagar as dívidas mais caras. A partir do momento que você sabe sua dívida, você cria estratégias”.

    O contador ainda recomendou atenção quanto aos extratos bancários, que constam as taxas cobradas pelos bancos. Segundo ele, várias delas são cobradas de forma duplicada, o que é ilegal.