• Anápolis já empregou mais de 1.500 jovens em 2019 Quarta-feira, 24/04/2019 às 15:31:59

    Leandro Santiago 

    Em meio a taxa de desemprego que só aumenta, o mercado para jovens que desejam ser estagiários e jovens aprendizes está diferente. De acordo com o diretor do Instituto Euvaldo Lódi (IEL) Fernando Nunes, em 2019 mais de 12 mil adolescentes já foram empregados como jovens aprendizes e estagiários em Goiás, sendo 1.500 em Anápolis, que no momento, tem 50 vagas em aberto.

    Segundo Nunes, as áreas de pedagogia, psicologia, engenharia, arquitetura e química são as áreas com mais opções em Anápolis. “O IEL está trabalhando com o Senai o “Programa Jovem Aprendiz”, para jovens de 14 a 24 anos. O Distrito Agro Industrial de Anápolis (Daia) tem uma demanda muito grande”, destacou o diretor.
     
    Quem quiser se inscrever no programa, deve procurar o IEL, que fica dentro do Senai, na Rua Professor Roberto Mange, próximo a Prefeitura. As inscrições para aprendiz podem ser feitas pelo site www.ielgo.com.br/aprendiz

    Questionado de como o jovem pode se preparar melhor para o mercado, Nunes ressaltou a necessidade da qualificação profissional para que o estagiário se diferencie, “O jovem tem que estar na faculdade, se qualificar. Para cada vaga, são 10 alunos. Ele tem que ir para a entrevista diferenciado”.
     
    O diretor finalizou destacando o fator de condição socioeconômica como justificativa para a não profissionalização, “A falta de dinheiro para a não qualificação também não é desculpa. Temos várias instituições em Anápolis oferecendo qualificação gratuita”.

    Dia do Jovem Trabalhador
     
    No dia 24 de abril é o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data criada pela Organização Internacional do Trabalho é comemorada em todo o mundo para ressaltar a importância dos jovens profissionais no mercado de trabalho.

    Assim, para incentivar a contratação desses trabalhadores que não possuem ampla experiência na profissão, mas que são ávidos pelo conhecimento e sempre estão prontos para contribuir com a empresa tendo novas ideais.

    Foto: Tati Bastos